A MEO é a primeira operadora a iniciar o processo.
No passado mês de junho, a Vodafone Portugal informou que, em julho de 2024, irá começar a desligar a sua rede 3G de forma progressiva.
De acordo com a empresa, a “mudança é inevitável” e “permitirá responder ao crescente consumo de dados, realocando as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G”.
Quando este assunto foi revelado, também a NOS anunciou que este processo de encerramento do 3G deveria começar em meados de 2024. Porém, há uma operadora que deu início a este desligar do 3G em Portugal: a MEO.
No seu site, a operadora informa que, para continuar a disponibilizar o melhor serviço, vai começar já hoje a descontinuar a tecnologia 3G nos serviços de voz e internet móvel.
Hoje, dia 4 de setembro, o 3G da MEO é desligado em Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda. Também este mês, no dia 30, esse encerramento dá-se em Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.
Já a 31 de outubro é a vez de Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Açores perderem acesso ao 3G. Ainda em 2023, mais precisamente no dia 30 de novembro, o 3G é desligado em Coimbra, Leiria, Santarém, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Sobral do Monte Agraço e Torres Vedras.
Finalmente a 31 de janeiro de 2024, o 3G tem os dias contados na Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto, Faro e Madeira. Podem consultar as datas do encerramento ao detalhe, aqui.
O que acontece ao meu telemóvel e ao cartão SIM
Os equipamentos móveis que tenham rede 2G e 3G continuarão a ter acesso à rede móvel através da tecnologia 2G.
Para terem uma melhor experiência quando utilizam os serviços de voz e de dados com tecnologias 4G e 5G, deverão ter um equipamento móvel compatível.
Quanto ao cartão SIM, se o vosso é antigo e não permite usar as redes 4G e 5G, podem fazer a troca gratuita numa loja MEO. Em alternativa, podem solicitar um novo cartão SIM através das Linhas de Apoio MEO ou, se forem clientes MEO Empresas, através da Linha de Apoio MEO Empresas.