fbpx

36ª edição do festival Música em Leiria leva Ute Lemper à cidade

É o festival mais antigo do país e está de regresso para mais uma edição. A acontecer entre 16 de março e 20 de abril, a 36ª edição do festival Música em Leiria leva à cidade artistas como Maria João, Companhia Olga Roriz e Ute Lemper.

Organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA), o festival Música em Leiria (com direção artística de António Vassalo Lourenço) decorre nas cidades de Leiria, Batalha e Marinha Grande e traz um cartaz repleto de qualidade.

A estreia, marcada para dia 16 de março no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), vai levar a este palco o concerto “Agora Muda Tudo”, com música original e direção de Nuno Côrte-Real e a voz da cantora Maria João, que será acompanhada em palco pelo Ensemble Darcos, para, em conjunto, criar um ciclo de canções originais para voz e ensemble.

Sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmónica da Beiras e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro executam o “Requiem de Verdi”, no Teatro José Lúcio da Silva (21h30) no dia 24 de março.

A 28 de março (21h30), o mesmo teatro recebe a Orquestra Estágio de Sopros de Leiria. Sob a direção de André Granjo, este concerto transpõe para o palco diferentes culturas musicais veiculadas através de um ensemble instrumental tão enraizado na nossa cultura portuguesa como são as orquestras de sopro.

No sábado de 31 de março, na igreja de São Francisco em Leiria, apresenta-se, às 17h00, a Cantata “Ketevan”, dirigida por Vasco Negreiros, que compôs a obra durante uma residência artística de seis meses em Panjim (Índia) com base em textos latinos e sânscritos, combinando melodias de origem gregoriana com ragas hindustânicas, recorrendo a instrumentos e músicos europeus e asiáticos acompanhados pelo Coro do Orfeão de Leiria.

No Teatro Miguel Franco, (Leiria), atuam a 4 de abril (21h30) os Furum Fum Fum, (Clarinete, Sousafone e Percussão) com o concerto “Chorinhos com sotaque português!”.



Na Casa da Cultura-Teatro Stephens (Marinha Grande), o trio Portugoesas apresenta, a 6 de abril (21h30), uma abordagem erudita do cancioneiro, tradicional da música goesa. Este ensemble é composto por Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Verónica Milagres (soprano) e Carlos Garcia (piano).

No sábado seguinte (7 de abril, 21h30), é a vez da Igreja do Mosteiro da Batalha exibir a “Missa Brevis”, um projeto original de João Gil que conta com a participação especial de Luís Represas (voz), Manuel Rebelo (voz), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo), num ensemble que se intitula de “Cantate”. João Gil apresenta a sua “Missa Brevis” com músicas compostas a partir de textos litúrgicos em latim destinados a “intervir culturalmente”.

No dia 11 de abril, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Leiria, apresentam-se o Quinteto Metais de Leiria e o duo Augusto Baschera & Paulo Bernardino. O Quinteto, constituído por cinco músicos, todos professores no Orfeão de Leiria, propõem um concerto diferente que vai desde as Danças Renascentistas de Tielman Susato, passando pelo West Side Story de Bernstein, até ao Adagio for Strings, de Samuel Barber. O concerto está agendado para as 21h30.

Em antestreia absoluta, a Companhia Olga Roriz marca presença no Teatro José Lúcio da Silva a 14 de abril (sábado) às 21h30. Denominado “A meio da noite”, trata-se de um espetáculo de homenagem Ingmar Bergman, nascido a 14 de Julho de 1918.

A Orquestra Sinfónica de Leiria, dirigida pelo maestro Pedro Neves, marca presença a 15 de abril (sábado), pelas 17h00, na Igreja de São Francisco em Leiria, executando obras de António Vivladi, Samuel Barber e a sinfonia do Adeus de Joseph Haydn.

Para encerrar o Música em Leiria, temos Ute Lemper. Conhecida pela sua qualidade artística e versatilidade, Ute Lemper é uma artista multifacetada e marcante nas suas exibições que regressa agora a Portugal. Com uma carreira vasta e variada, a artista alemã soube ao palco do Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) no dia 20 de abril.

Os bilhetes para os concertos de abertura e encerramento estão à venda na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva e também no site oficial.


- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Festival Gastronomia de Bordo acontece em Peniche já em outubro

Este ano, o festival Gastronomia de Bordo em Peniche adaptou-se às novas circunstâncias e fica circunscrito à experimentação dos pratos em apenas alguns restaurantes.

Clã, David Fonseca e Lena D’Água vão atuar no FNAC Live Box Edition

A entrada, como é habitual neste festival da FNAC, é gratuita.
- Publicidade -

Mais Recentes

Crítica – Enola Holmes

Enola Holmes oferece uma agradável e refrescante visão de uma franchise que pode ter ganho um novo futuro.

Análise – Xiaomi Mi TV Stick

A pen que transforma uma TV antiga numa SmartTV.