O “novo” estúdio vai também recorrer ao Unreal Engine 5 para a criação de novos projetos.
A saga Halo está prestes a sofrer mais um soft reboot, a começar pelas fundações da equipa responsável pela mesma. Durante o 2024 Halo World Championship, a 343 Industries começou por anunciar que vai mudar de nome para Halo Studios, fortalecendo a ideia de que se trata de um estúdio dedicado à produção e gestão da lendária franquia.
As novidades não se ficam apenas por um rebranding. Esta alteração é também reflexo de uma expansão da equipa já existente e da ambição em criar mais e melhores experiências para os fãs, assim como o de dar um novo passo na história da franquia.
“Se analisarmos Halo a fundo, podemos ver dois capítulos muito distintos. Capítulo 1 – Bungie. Capítulo 2 – 343 Industries. Agora, acredito que temos uma audiência que está faminta por mais. Por isso, não vamos apenas tentar melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas mudar a receita de como fazemos jogos Halo. Assim, hoje começamos um novo capítulo”, explica Pierre Hintze, atual responsável pelo estúdio, que não define este novo passo como um “começar de novo”.
Num vídeo de bastidores partilhado pela equipa agora conhecida como Halo Studios, foi possível ficar a conhecer melhor o que se passa nos corredores do estúdio e até vislumbrar essa mesma visão.
A grande novidade que se irá refletir nas mãos dos jogadores é que a Halo Studios está a trabalhar ativamente em novos jogos. Múltiplos. Não sabemos o que são ou para onde a série se dirige, mas a julgar pelos detalhes revelados, temos uma pequena ideia que alimenta alguns rumores recentes, como por exemplo um remake da Trilogia Halo Original. Mas nada está confirmado.
A outra grande novidade é a alteração de estratégia da produção, que passa pelo recuros a tecnologias já pré-existentes para entregarem os seus jogos, como a adoção do Unreal Engine 5, da Epic Games, que servirá de fundação para todos os seus futuros projetos.
Como afirma a COO Pierre Hintze: “Anteriormente, tínhamos mesmo que dividir o nosso foco em pensar em desenvolver um motor de jogo e dar-lhe suporte, tornando-nos numa empresa de tecnologias e um estúdio de jogos ao mesmo tempo. Desde que mudámos para o EU vamos poder elevar Halo para sítios nunca antes vistos, mantendo a essência real do que Halo realmente é.”
Mas mais do que palavras, todo este anúncio fez-se acompanhar por cenas e cenários criados na Foundry, uma ferramenta suportada pelo Unreal Engine 5, na qual a Halo Studios está a trabalhar há já dois anos e que serve de caixa de areia para os produtores e artistas experimentarem conceitos e ideias, facilitando assim a produção e concretização de novos jogos. Por exemplo, no vídeo podemos espreitar três diferentes biomas reminiscentes de áreas da sagam com estruturas dos Forerunners em zonas montanhosas, desertos gélidos e planetas infetados pela flood, assim como Master Chief, numa armadura revista, pronto para entrar em ação contra a Covenant.
Para já, não se sabe para onde a série se dirige, nem quando voltará com um novo título.
Halo Infinite é o mais recente jogo da saga, lançado em dezembro de 2021 para PC. Xbox Series X|S e Xbox One.