2ª fase do serviço de transporte a pedido “IR e VIR” está a ser um sucesso

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As novas opções de mobilidade para a população permitem que cada vez mais utentes se desloquem de forma económica e rápida em toda a região.

O arranque da segunda fase do serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR” está a constituir um enorme sucesso, com cerca de 2000 passageiros a usufruírem, em apenas um mês e meio, deste serviço inovador disponibilizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

O serviço “IR e VIR” possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.

A primeira fase deste projeto da CIM Viseu Dão Lafões foi lançada no dia 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que veio ligar todas as localidades (sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios.

A segunda fase, que arrancou a 18 de julho deste ano, apresentou como grande novidade duas novas modalidades de transporte, transformando o “IR e VIR” numa proposta de mobilidade ainda mais integrada e amiga das populações. Assim, foi lançado o “Serviço Intermunicipal”, que assegura as ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não existia através de carreira pública; e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta presentes em Viseu Dão Lafões.

Na sua segunda fase, esta proposta de mobilidade passou a estar disponível nos municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Viseu, alargando a lista inicial de concelhos, que já contava com Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela. Assim, ficou garantida a cobertura de transporte público de passageiros em cerca de 850 localidades do território.

Contando com uma frota de perto de 100 táxis, o serviço “IR e VIR” viu ainda a sua oferta ser reforçada na segunda fase, ao passar a estar disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta.

Este serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete (pago ao taxista no início da viagem) é igual ao preço que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando, para o efeito, realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR”, e aguardar pelo táxi.

É possível ativar o “IR e VIR” em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800102030.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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