Em novembro deste ano celebra-se o 35º aniversário da queda do Muro de Berlim

- Publicidade -

Se estão a pensar ir a Berlim, atentem no que está preparado para o resto deste ano e para o próximo.

Berlim prepara-se para um período de celebrações e eventos culturais imperdíveis em 2024 e 2025. A 9 de novembro deste ano, a cidade assinala o 35º aniversário da queda do Muro de Berlim, um marco histórico que simboliza a liberdade e a reunificação. Para celebrar a data, Berlim acolherá uma série de eventos especiais, incluindo uma espetacular instalação de cartazes ao longo do antigo traçado do Muro, exposições, workshops, debates e visitas guiadas em locais como o Humboldt Forum, o Memorial do Muro, o Museu Stasi e o Tränenpalast. Em 2025, a East Side Gallery, a mais longa galeria ao ar livre do mundo, também celebrará o seu 35º aniversário.

2025: 200 anos da Ilha dos Museus

O ano de 2025 será igualmente memorável com o bicentenário da Ilha dos Museus, Património Mundial da UNESCO. Este conjunto arquitetónico único, que inclui cinco museus de renome mundial como o Novo Museu e a Antiga Galeria Nacional, será palco de inúmeras celebrações. A reabertura do maior e mais importante cemitério dinástico da Alemanha, situado sob a Catedral de Berlim, após uma profunda modernização, e a reabertura do Lustschloss, na Ilha dos Pavões, são outros destaques que reforçam o tema “As ilhas de Berlim”.

Arte e Cultura em 2025

Berlim continuará a ser um centro de arte e cultura de classe mundial em 2025, com duas grandes exposições dedicadas a Kandinsky, em Berlim e Potsdam, a explorar a obra deste mestre da abstração geométrica. A Berlinische Galerie celebrará o seu 50º aniversário com uma exposição dedicada a Raoul Hausmann, figura central do movimento Dada, enquanto a C/O Berlin assinala o seu 25º aniversário com a exposição Dream on – Berlin, the 90s, que retrata os anos turbulentos da pós-reunificação. A 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, o Carnaval das Culturas e o Christopher Street Day são outros eventos imperdíveis em 2025.

Delícias gastronómicas

A cena gastronómica de Berlim também não desilude, com 21 restaurantes a ostentar um total de 28 estrelas Michelin. Destaque para o Hallmann & Klee, o mais recente restaurante a receber uma estrela Michelin; o Rutz, o único com três estrelas Michelin e uma estrela Michelin Verde pela sua sustentabilidade; o Nobelhart & Schmutzig, classificado com uma estrela Michelin Verde e considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo; e para Tim Raue, com o chef a inaugurar um novo espaço, Sphere, na Torre de TV de Berlim em 2025. Para experiências únicas, o Frea, o primeiro restaurante vegan zero waste do mundo, e o Lovis, numa antiga prisão feminina, são opções a considerar.

Portugal e Berlim

Portugal é um mercado emissor crucial para o turismo em Berlim, com mais de 29.800 portugueses a visitar a cidade em 2023, gerando 107.600 dormidas, um aumento de 9% face ao ano anterior.

Imagem de: Kulturprojekte Berlin

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados