E serão ainda adquiridas mais 22 novas composições.
O Metro do Porto já transportou os primeiros passageiros nas novas composições. A viagem inaugural aconteceu na passada quarta-feira, dia 6 de dezembro, e abre caminho ao transporte de cerca de 80 milhões de passageiros rumo à meta da neutralidade carbónica, mas também da sustentabilidade económica e social. As primeiras viagens fazem-se já no tronco comum (Estádio do Dragão-Senhora da Hora) e na Linha Verde (C).
Das 18 novas composições CT da Metro do Porto, 15 já estão em funcionamento. Trata-se de um investimento de 56 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental e pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Em todo o caso, o Metro do Porto vai ainda adquirir mais 22 novas composições, com um custo de 74 milhões de euros.
Para o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreiro, este aumento de capacidade é “necessário face a uma crescente procura”. Apesar dos “constrangimentos do que é construir uma rede de metro na cidade”, Rui Moreira garante que “o transporte público é, para nós, uma prioridade” e reforça que a aposta “é fundamental” para que as pessoas tenham “um transporte público fiável, de grande qualidade a um preço acessível”.