Está a chegar a 10ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

- Publicidade -

Vocês não vão querer perder isto.

Entre 11 e 21 de novembro, a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de regresso para uma 10.ª edição. A iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, reúne 19 restaurantes diferentes para apresentar propostas de entradas, pratos principais, sobremesas e cocktails em que o mais célebre produto da região ganha protagonismo.

Uma das únicas três regiões da Europa demarcada apenas para a produção de aguardentes – além de Armagnac e Cognac –, a Lourinhã produz aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes do mundo. A distinção DOC (Denominação de Origem Controlada) é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.

À semelhança dos anos anteriores, a Quinzena volta a fazer da Aguardente DOC Lourinhã destaque de um conjunto de sugestões gastronómicas – e, pela primeira vez, também de cocktails. Sob o tema Edição Restaurantes e Bares, 19 estabelecimentos no concelho e na região demarcada da Lourinhã aceitaram o desafio de criar sabores diferentes, no prato e no copo, com a aclamada bebida. Ao todo, são 46 entradas, pratos principais e sobremesas, e seis cocktails a descobrir.

Nesta 10.ª Quinzena Gastronómica, como sempre, a experiência à volta da Aguardente DOC Lourinhã começa nas entradas: para abrir o apetite, os estabelecimentos participantes apresentam propostas que vão dos sabores regionais reinventados, como o Choco frito com molho de iogurte ou o Camarão com migas à Bulhão Pato, às sugestões internacionais, como o Foie Gras servido sobre pão brioche e frutos vermelhos ou as Asas de frango com molho Teriyaki – todas elas confecionadas com a aguardente da região.

Nos pratos principais as sugestões são também muito amplas. Sempre marcados pelo sabor característico da bebida, é possível provar uma Telha de Polvo ou umas Gambas à Guilho, Costeletas de borrego ou um Bitoque à portuguesa, Linguini al nero com gamberini flambeado ou Calzoni com cebola caramelizada, abóbora e presunto.

Para finalizar a refeição, as sobremesas servidas durante a Quinzena trabalham ainda o sabor da Aguardente DOC Lourinhã noutra dimensão. Em sugestões como o Cheesecake de caramelo salgado com amêndoa, o Pudim de coco e nozes, a Delícia de nata com crocante de bolacha ou o Brownie com gelado de natas está o mesmo espírito – desta vez adocicado – da reputada bebida espirituosa.

Para acompanhar a amplitude de sabores a provar na 10.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, os cocktails, novidade em 2021, permitirão pensar e saborear a bebida de um novo modo. Propostas como o Lourinhã Sour, a Sangria de maracujá ou o Gin Noiva do Mar, em que a aguardente é parte indispensável, são convites à descoberta de outras possibilidades.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Está a chegar a 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

O ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que chega dia 12 de novembro, a 17 restaurantes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Makro vai abrir um marketplace que estará disponível para todos os clientes

Mesmo para aqueles que não têm acesso às lojas físicas.

Roger Waters marca segundo concerto em Portugal

Isto tudo porque o primeiro concerto já esgotou.

Vodafone chegou a acordo para adquirir a NOWO

Isto poderá fazer com que a operadora se expanda para cidades que, até aqui, não possuem a fibra Vodafone.