Estes são, provavelmente, os 100 filmes mais bonitos do último século

por Echo Boomer

Quem o diz é a Sociedade Americana de Cinematógrafos, que completa agora um século de existência.

Com uma seleção praticamente focada no cinema feito em Hollywood, a organização revelou agora aqueles que considera os 100 filmes mais bem filmados ou com melhor cinematografia do século XX.

O cinematógrafo Steven Fierber, responsável por esta lista, conta que querem “chamar a atenção às conquistas mais importantes da arte da cinematografia“, e que esta lista não pretende qualificar os filmes como “uns melhores do que outros.”, ainda que tenham sido escolhidos 10 filmes para colocar num Top.

Para além da lista dos 100 filmes mais bonitos do último século, a Sociedade Americana de Cinematógrafos lançou uma bela montagem que dá destaque a filmes lançados já depois do ano 2000 e, até, a algumas séries como Game of Thrones e Breaking Bad.


Top 10 dos filmes mais bonitos do último século:

Lista dos restantes 90 filmes, por ordem de lançamento:

  • Metropolis (1927), cinematografia de Karl Freund e Günther Rittau
  • Napoleon (1927), cinematografia de Leonce-Henri Burel, Jules Kruger e Joseph-Louis Mundwiller
  • Sunrise (1927), cinematografia de Charles Rosher Sr. e Karl Struss
  • Gone with the Wind (1939), cinematografia de Ernest Haller
  • The Wizard of Oz (1939), cinematografia de Harold Rosson
  • The Grapes of Wrath (1940), cinematografia de Gregg Toland
  • How Green Was My Valley (1941), cinematografia de Arthur C. Miller
  • Casablanca (1942), cinematografia de Arthur Edeson
  • The Magnificent Ambersons (1942), cinematografia de Stanley Cortez
  • Black Narcissus (1947), cinematografia de Jack Cardiff
  • The Bicycle Thief (1948), cinematografia de Carlo Montuori
  • The Red Shoes (1948), cinematografia de Jack Cardiff
  • The Third Man (1949), cinematografia de Robert Krasker
  • Rashomon (1950) cinematografia de Kazuo Miyagawa
  • Sunset Boulevard (1950), cinematografia de John Seitz
  • On the Waterfront (1954), cinematografia de Boris Kaufman
  • Seven Samurai (1954), cinematografia de Asakazu Nakai
  • The Night of the Hunter (1955), cinematografia de Stanley Cortez
  • The Searchers (1956), cinematografia de Winton C. Hoch
  • Bridge on the River Kwai (1957), cinematografia de Jack HIlyard
  • Touch of Evil (1958), cinematografia de Russell Metty
  • Vertigo (1958), cinematografia de Robert Burks
  • North by Northwest (1959), cinematografia de Robert Burks
  • Breathless (1960), cinematografia de Raoul Coutard
  • Last Year at Marienbad (1961), cinematografia de Sacha Vierny
  • 8 ½ (1963), cinematografia de Gianni Di Venanzo
  • Hud (1963), cinematografia de James Wong Howe
  • Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), cinematografia de Gilbert Taylor
  • I Am Cuba (Soy Cuba; 1964), cinematografia de Sergei Urusevsky
  • Doctor Zhivago (1965), cinematografia de Freddie Young
  • The Battle of Algiers (1966), cinematografia de Marcello Gatti
  • Who’s Afraid of Virginia Woolf? (1966), cinematografia de Haskell Wexler
  • Cool Hand Luke (1967), cinematografia de Conrad Hall
  • The Graduate (1967), cinematografia de Robert Surtees
  • In Cold Blood (1967), cinematografia de Conrad Hall
  • Once Upon a Time in the West (1968), cinematografia de Tonino Delli Colli
  • Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), cinematografia de Conrad Hall
  • The Wild Bunch (1969), cinematografia de Lucien Ballard
  • A Clockwork Orange (1971), cinematografia de John Alcott
  • Klute (1971), cinematografia de Gordon Willis
  • The Last Picture Show (1971), cinematografia de Robert Surtees
  • McCabe and Mrs. Miller (1971), cinematografia de Vilmos Zsigmond
  • Cabaret (1972), cinematografia de Geoffery Unsworth
  • Last Tango in Paris (1972), cinematografia de Vittorio Storaro
  • The Exorcist (1973), cinematografia de Owen Roizman
  • Chinatown (1974), cinematografia de John Alonzo
  • The Godfather: Part II (1974), cinematografia de Gordon Willis
  • Barry Lyndon (1975), cinematografia de John Alcott
  • One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975), cinematografia de Haskell Wexler
  • All the President’s Men (1976), cinematografia de Gordon Willis
  • Taxi Driver (1976), cinematografia de Michael Chapman
  • Close Encounters of the Third Kind (1977), cinematografia de Vilmos Zsigmond
  • The Duellists (1977), cinematografia de Frank Tidy
  • The Deer Hunter (1978), cinematografia de Vilmos Zsigmond
  • Alien (1979), cinematografia de Derek Vanlint
  • All that Jazz (1979), cinematografia de Giuseppe Rotunno
  • Being There (1979), cinematografia de Caleb Deschanel
  • The Black Stallion (1979), cinematografia de Caleb Deschanel
  • Manhattan (1979), cinematografia de Gordon Willis
  • The Shining (1980), cinematografia de John Alcott
  • Chariots of Fire (1981), cinematografia de David Watkin
  • Das Boot (1981), cinematografia de Jost Vacano,
  • Reds (1981), cinematografia de Vittorio Storaro
  • Fanny and Alexander (1982), cinematografia de Sven Nykvist
  • The Right Stuff (1983), cinematografia de Caleb Deschanel
  • Amadeus (1984), cinematografia de Miroslav Ondricek
  • The Natural (1984), cinematografia de Caleb Deschanel
  • Paris, Texas (1984), cinematografia de Robby Müller
  • Brazil (1985), cinematografia de Roger Pratt
  • The Mission (1986), cinematografia de Chris Menges
  • Empire of the Sun (1987), cinematografia de Allen Daviau
  • The Last Emperor (1987), cinematografia de Vittorio Storaro
  • Wings of Desire (1987), cinematografia de Henri Alekan
  • Mississippi Burning (1988), cinematografia de Peter Biziou
  • JFK (1991), cinematografia de Robert Richardson
  • Raise the Red Lantern (1991), cinematografia de Fei Zhao
  • Unforgiven (1992), cinematografia de Jack Green
  • Baraka (1992), cinematografia de Ron Fricke
  • Schindler’s List (1993), cinematografia de Janusz Kaminski
  • Searching For Bobby Fischer (1993), cinematografia de Conrad Hall
  • Trois Coulieurs: Bleu (Three Colours: Blue; 1993), cinematografia de Slawomir Idziak
  • The Shawshank Redemption (1994), cinematografia de Roger Deakins
  • Seven (1995), cinematografia de Darius Khondji
  • The English Patient (1996), cinematografia de John Seale
  • A. Confidential (1997), cinematografia de Dante Spinotti
  • Saving Private Ryan (1998), cinematografia de Janusz Kaminski
  • The Thin Red Line (1998), cinematografia de John Toll
  • American Beauty (1999), cinematografia de Conrad Hall
  • The Matrix (1999), cinematografia de Bill Pope
  • In the Mood for Love (2000), cinematografia de Christopher Doyle

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: