10 dicas para manter a casa fresca no Verão

Com o Verão a começar a dar um ar de sua graça, e as temperaturas cada vez mais altas, há que ter em atenção algumas dicas para manter a casa o mais respirável possível. Assim, a Thermor Portugal divulgou algumas das boas práticas a considerar no momento de manter a casa fresca. E mais importante que tudo, sem desperdiçar energia nem aumentar a sua conta ao final do mês.

1- Fechar a casa

Durante o dia, em que o ar exterior está elevado e o sol aquece todas as superfícies que toca, o melhor conselho, com ou sem ar condicionado interior, é sempre fechar janelas, estores e persianas. Esta medida impede o ar quente de entrar, conserva a temperatura interior de paredes e chão e arrefece consideravelmente as casas.

2- Fechar as portas das divisões

Isto impede que o ar fresco de uma divisão se perca para outras, deixando-as todas homogéneas de temperatura, mas quentes. Devem abrir, sim, as portas e as janelas durante o período noturno para favorecer a circulação do ar.

3- Evitar os cozinhados de forno

O forno aquece bastante uma cozinha e o seu calor demora muito tempo a passar principalmente em dias quentes. Se o ligarem para um cozinhado, este aumentará automaticamente alguns graus à vossa casa. Evitem e optem por refeições mais leves e frescas.

4- Evitar comidas pesadas e que irão exigir maior esforço na digestão

Devem, também, aumentar a vossa temperatura corporal. Bebam muitos líquidos, não façam exercício em casa nem tarefas que vos aqueçam, como passar a ferro ou aspirar.



5- Colocar toldos nas janelas e portas, estores duplos ou janelas duplas

Apostem em piso flutuante, em vez de pavimento ou mosaico, que aquecem mais e imanam mais calor. Tornem a vossa casa energeticamente eficiente.

6- Evitar fontes de calor, sejam televisores ligados, aparelhagens, computadores ou outras fontes de calor

Se não estão a usar o PC, mas precisam de o manter ligado no escritório de casa, desliguem o monitor para que, mais que ficar em standby, fique desligado. Assim fica sem produzir calor excessivo.

7- Apostar em camas menos altas e em lençóis de algodão

Nos quartos, e porque a hora de deitar é fundamental para poder recuperar energias, não se esqueçam que, como indica a física, o ar quente é mais leve e sobe. Apostem em camas menos altas, usem lençóis de algodão, arrefeçam-nos previamente se for necessário no congelador e deixem as janelas abertas, ainda que com proteção contra melgas e mosquitos ativo.

8- Verificar a posição das pás das ventoinhas

Até porque assim conseguem perceber se estão a empurrar o ar frio para baixo e o ar quente para cima.

9- Apostar na climatização

Um sistema de climatização, seja um apartamento ou uma moradia, com certificação e garantia de qualidade energética, cuidado e respeito pelo meio-ambiente e que garantem ao longo de todo o ano um conforto inigualável. Os sistemas de aerotermia são disso exemplo e uma boa prática que recorre ao recurso natural ar para fornecer energia térmica de arrefecimento (e aquecimento, para o Inverno).

10- Andar descalço e com pouca roupa

Existem multiplos beneficios de andar descalço e todos eles ajudam a arrefecer o corpo.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

10,849FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Governo impõe medidas de prevenção e controlo da infeção nas piscinas ao ar livre

Um novo despacho veio determinar o funcionamento e utilização de piscinas ao ar livre.

Festas e romarias poderão realizar-se este verão, diz a ministra da Cultura

Foi Graça Fonseca quem o disse em entrevista ao programa Você na TV, na TVI.

Adiados, como serão os cartazes dos festivais em 2021?

Muitas das promotoras dos festivais pretendem replicar, ou, se não for possível, contar com boa parte dos cartazes apresentados este ano.

Acesso às praias. Além da lotação máxima, poderá haver distância mínima entre toalhas

Um manual de regras para estes tempos excecionais está a ser desenvolvido e deverá estar finalizado em duas semanas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Escola Digital. Primeiros 100 mil portáteis começam a ser distribuídos em novembro

Os portáteis são destinados a escolas dos territórios educativos de intervenção prioritária e a alunos beneficiários da ação social escolar.

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Oficial: Máscaras passam a ser obrigatórias na rua

A medida estará em vigor durante pelo menos três meses, podendo depois ser renovada.