Depois do sucesso da aplicação fotográfica “anti-AI” no iOS, é altura de convencer os utilizadores de Android.
Disponível há meses para equipamentos com o sistema operativo iOS, da Apple, o Zerocam chegou finalmente ao Android. Trata-se de uma aplicação fotográfica que os seus programadores apresentam como uma alternativa “anti-IA”, cujo principal objetivo é que os utilizadores se concentrem no momento que querem capturar, sem as distrações das inúmeras funcionalidades que geralmente enriquecem outras aplicações.
Após um período inicial de beta fechado, o Zerocam foi lançado oficialmente no Android numa versão estável. É uma aplicação minimalista para captura de fotografias, sem a utilização dos habituais algoritmos de software que os vários fabricantes aplicam às imagens após o disparo. O minimalismo da aplicação é evidente logo ao abrir a mesma, sendo apenas necessário conceder permissões de acesso à câmara e à galeria. A interface é composta unicamente por um botão de captura e pela pré-visualização. Zero modos, zero filtros, zero funcionalidades adicionais. Além disso, todas as fotografias tiradas com o Zerocam são guardadas no formato RAW.
As funções da aplicação são reduzidas ao mínimo, não permitindo, por exemplo, que se utilize um sensor diferente do principal para fotografar (apesar de, no changelog da aplicação, estar especificado que essa funcionalidade poderá ser suportada).
Zerocam já disponível para download
O Zerocam está disponível gratuitamente, permitindo capturar apenas cinco fotos por dia, um limite intencional que reflete a filosofia minimalista do projeto. Para quem deseja remover esta limitação, é possível tirar fotografias ilimitadas com uma subscrição de 1,19€ por mês ou 11,99€ por ano. Os interessados podem descarregar a aplicação aqui.