ZenZoe. Chegou a Portugal o robô que desinfeta áreas e objetos propícios à transmissão de COVID-19

O ZenZoe foi desenvolvido pela ASTI Mobile Robotics, empresa de tecnologia e robótica sediada em Espanha, e pela BOOS Technical Lighting, e promete ser um aliado valioso no combate à COVID-19.

ZenZoe
- Publicidade -

Enquanto não surge uma vacina que nos previna de apanhar COVID-19, a tecnologia vai evoluindo para que possamos combater esta doença ao máximo. Assim, é tempo de falarmos do ZenZoe, robô que, através de uma luz ultravioleta, consegue desinfetar espaços públicos.

Tendo já sido utilizado em no estádio do Villarreal, no Hospital Universitário de Burgos e no aeroporto de Barajas, em Madrid, bem como em escola, clínicas, centros comerciais e outros espaços, o ZenZoe precisa apenas de oito minutos para desinfetar, tanto a nível vertical como horizontal, uma área de 25 metros quadrados. Pode-se dizer que é um tempo de limpeza recorde.

A ASTI Mobile Robotics, empresa de tecnologia e robótica sediada em Espanha, e a BOOS Technical Lighting, responsáveis pelo desenvolvimento do ZenZoe, alegam que o robô desinfeta salas com uma eficácia de 99,9%. Para comprovar, a mesma luz ultravioleta utilizada pelo ZenZoe foi testada pelos investigadores do Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston que, ao exporem materiais infetados com o SARS-CoV-2 (vírus que provoca a Covid-19), concluíram que, com a dose e aplicação indicadas, tal reduz o vírus em 99,99%.

Em Portugal, o robô será distribuído em Portugal pela Aura Light, líder no mercado de iluminação interior e exterior, pelo que será questão de tempo até vermos o ZenZoe em diversos espaços públicos.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

DGS recomenda realização de testes à COVID-19 em casamentos com mais de 10 pessoas

No caso de eventos de natureza cultural ou desportiva, recomenda-se a testagem sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.

Uber junta-se à Unilabs para testes de rastreio à COVID-19 no domicílio

Essencialmente, um motorista Uber irá levar um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs ao domicílio de um cliente que tenha requisitado o serviço, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.

Este tapete desinfeta eficazmente os nossos sapatos contra a COVID-19

O Safecarpet está disponível em vários tamanhos, com preços a partir dos 48€.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio de França com furos na estratégia da Mercedes

A Fórmula 1 voltou ao circuito Paul Ricard com a edição de 2021 do Grande Prémio de França e, se durante os treinos e qualificação, ficou a ideia que os Pirelli podiam sair furados novamente, afinal foi a estratégia da Mercedes que saiu feita em pedaços. No fim, quem festejou foi a Red Bull: vitória de Max Verstappen e 3º lugar para Sergio Pérez.

Mais antiga praça de touros de Portugal dará lugar a um centro cultural

O projeto é da Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa.

Rede regional dos Açores vai ter nove novos percursos pedestres

Os municípios e juntas de freguesa têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados.