Tem quatro andares e 5.000m2.
Se a segunda maior loja Zara do mundo está localizada em Madrid, onde é que poderia ficar a terceira maior loja do planeta? Em Portugal, pois claro. Neste caso na Praça do Rossio, em Lisboa.
Há algum tempo que sabemos disto, na verdade. Mais especificamente desde 2021, quando começaram os trabalhos de reabilitação do emblemático Quarteirão do Rossio, onde está a nascer o projeto Rossio Pombalino, cujo objetivo passa por transformar a zona num pólo comercial de referência, recuperando a traça original pombalina dos edifícios.
Neste grande espaço comercial, cuja conclusão das obras estava apontada para setembro de 2023, mas que está atrasada, surge agora aquela que é a segunda maior Zara do mundo. No fundo, a loja dos sonhos dos fãs da marca.
Há algumas semanas que se sabe que a abertura de portas seria em setembro, mas ontem, num evento onde reuniu a imprensa e bloggers, o Grupo Inditex confirmou a abertura para 5 de setembro!
A ocupar o nº 105 da Praça Dom Pedro IV, onde durante muitos anos existiu a pastelaria Suíça, que tem agora uma nova morada na Praça da Figueira, a nova Zara é o “expoente de um conceito comercial baseado em lojas de referência mais amplas, com uma imagem renovada, novas áreas de exposição de produtos e ferramentas tecnológicas mais eficientes para prestar um serviço da melhor qualidade” e conta com 5.000m2 de superfície comercial distribuídos por quatro pisos. Portanto, oferta de roupa para mulher, homem e criança é coisa que não faltará, assim como produtos de cosmética e perfumaria. E sim, por ali também encontram produtos da Zara Home.
Há novas áreas como “beauty e playground na secção de Criança”, bem como espaços “boutique dedicados a linhas e coleções específicas da marca como Lingerie, Calçado & Acessórios, Origins, Athleticz e artigos selecionados Zara Home + by Vincent Van Duysen”.
Uma coisa gira? No piso 0 irão encontrar um café dentro da loja, com uma oferta de pastelaria proporcionada pela marca portuguesa Castro. Podem devorar um pastel de nata enquanto bebem um café ou um chocolate quente. E sim, haverá uma esplanada em breve.
Além das caixas de self-service para uma experiência de pagamento mais rápida e cómoda, a Zara do Rossio tem, no piso 2, uma secção onde poderão devolver as peças que compraram numa qualquer loja Zara… de forma totalmente autónoma. Ou seja, nem sequer precisam de dirigir-se a uma caixa de pagamento comum para devolver as peças, uma vez que conseguem fazer tudo sozinhos nessa zona do Piso 2.
Naturalmente, com tamanho investimento – falamos num valor na ordem dos 25 milhões de euros -, também a sustentabilidade foi tida em conta. “A loja está ligada à plataforma interna Inergy que monitoriza de forma centralizada o consumo dos equipamentos de climatização e eletricidade, com o objetivo de otimizar a sua gestão, identificar os sistemas mais eficientes, melhorar a sua manutenção e definir estratégias para reduzir o consumo de energia”, diz a empresa em comunicado.
A Zara Rossio, a terceira maior do mundo, está aberta de segunda-feira a sábado, das 10 às 20h, e aos domingos e feriados, das 11 às 20h.
Fotos de: domo fotografia sl