A Google aparenta estar a abrir caminho para uma nova era do comercio eletrónico com a integração do Lens no YouTube Shorts.
O YouTube Shorts iniciou os testes beta da integração com o Google Lens — uma funcionalidade que permite aos utilizadores realizar pesquisas visuais para obter mais informações sobre elementos visíveis em vídeos curtos. Esta nova funcionalidade, disponibilizada a todos os utilizadores esta semana, melhora significativamente a experiência de visualização ao oferecer a possibilidade de pausar um vídeo, selecionar o ícone do Lens no menu superior e, em seguida, tocar ou destacar uma parte do vídeo para iniciar uma pesquisa. As correspondências visuais, bem como os resultados relevantes, são então apresentados diretamente sobre o vídeo.
Durante esta fase de testes, a Google revela que não serão apresentados anúncios nos resultados gerados pelo Lens, e que os Shorts com ligações de afiliados do YouTube Shopping ou promoções patrocinadas não serão compatíveis com esta funcionalidade.
Embora esta versão beta esteja atualmente focada na descoberta e fornecimento de informações, esta integração aponta para um potencial comercial significativo, podendo evoluir para uma ferramenta de identificação de produtos e comércio eletrónico — alinhando-se com a aposta crescente do YouTube em conteúdo de vídeo orientado para as compras.