Atualmente, a tecnológica chinesa só disponibiliza uma atualização a cada 90 dias.
Ao contrário da Samsung e da Google, a Xiaomi não tem uma boa reputação no que diz respeito às atualizações do sistema operativo Android, especialmente quando se trata de atualizações de segurança. Mesmo em dispositivos topo de gama, a empresa pode demorar mais de 3 meses a disponibilizar estas atualizações essenciais. Contudo, esta situação poderá estar prestes a mudar.
Em resposta a um utilizador que expressou a sua deceção com o suporte de software de seu equipamento topo de gama, o vice-presidente da Xiaomi disse que a empresa “deverá ser capaz de fornecer atualizações mensais a partir de 2025”. Numa publicação subsequente, Alvin T acrescentou que não “quer prometer muito” e que “a equipa vai-nos avisar quando estiver pronta”.
A empresa está, portanto, a trabalhar para oferecer atualizações mais frequentes do sistema Android aos seus clientes, presumivelmente aos proprietários de dispositivos premium. No entanto, a Xiaomi continua bastante atrasada em relação à concorrência no que diz respeito a atualizações, e mais cedo ou mais tarde terá de mudar a sua estratégia.
Será que a Xiaomi vai começar a disponibilizar as atualizações mensais de segurança?
Apesar dos esforços das fabricantes, a verdade é que apenas algumas empresas têm oferecido atualizações mensais, essenciais para garantir segurança contra novas ameaças. A Samsung e a Google têm dado o exemplo, e a OnePlus e a OPPO têm sido boas alunas, mas, no geral, muitas fabricantes têm ignorado uma questão que não deveria ser desconsiderada. Resta saber se a Xiaomi vai mesmo corrigir essa falha e oferecer atualizações mensais ao seu HyperOS.