O HyperOS 3 deverá fazer a sua estreia com os smartphones da série Xiaomi 16 e só posteriormente chegará a outros modelos.
Depois de vários anos sem alterações estéticas, a Xiaomi prepara-se para modernizar o design e apresentação do HyperOS 3, a sua versão do Android 16. Essa renovação visível da interface, vai contar com maior coerência estética e uma experiência de utilização melhorada, alinhada com as atuais tendências do ecossistema Android e até com o iOS.
Um dos detalhes mais simbólicos desta transição é a alteração do ícone da bateria, que durante cinco anos permaneceu inalterado. O desenho anterior que era apenas um um contorno oco com indicação numérica no interior, será substituído por um novo ícone de estilo sólido, sem contornos externos visíveis. A percentagem de carga mantém-se presente dentro do ícone e a cor verde continua a destacar-se como sinal de bateria carregada, mas o conjunto transmite agora uma imagem mais moderna e minimalista.

Mas a renovação não se limita à bateria. Vários outros ícones de aplicações nativas, entre os quais Calendário, Vídeo, Notas, Segurança, Gestor de Ficheiros, Música, Calculadora e Relógio, também foram redesenhados. O objetivo parece ser o de abandonar o estilo plano e desatualizado em favor de uma linguagem gráfica mais vibrante, coerente com o resto do sistema e inspirada nas linhas adotadas pelo Android 16 QPR1 e pelo novo iOS 26. Esta aproximação, além de modernizar o visual dos equipamentos, procura oferecer uma maior uniformidade entre plataformas concorrentes, algo que tem sido tendência entre as principais fabricantes. Com esta nova versão, a Xiaomi pretende também reforçar a ideia de que o HyperOS é mais do que uma simples skin sobre o Android e um verdadeiro sistema operativo, com a sua identidade própria.
O HyperOS 3 será lançado oficialmente com a nova série Xiaomi 16, cujo lançamento está previsto para setembro na China. Os novos modelos deverão integrar o processador Snapdragon 8 Elite 2, para além de diversas inovações ao nível do software, entre as quais se destaca um novo sistema de notificações em tempo real, designado Live Updates. Esta funcionalidade, pela forma como se apresenta graficamente, aproxima-se bastante do conceito Dynamic Island da Apple.