Sistema operativo HyperOS 3 da Xiaomi tem lançamento já este mês

- Publicidade -
- Publicidade -

O HyperOS 3 chegará ainda em setembro com a promessa de melhorias de desempenho e a integração inédita com o ecossistema Apple.

A Xiaomi prepara-se para um dos lançamentos mais significativos do ano, com a chegada da versão estável do HyperOS 3 marcada para o dia 24 de setembro, durante o anuncio dos equipamentos da série Xiaomi 15T. Embora a empresa não tenha assumido de forma categórica a estreia global do software, uma publicação na conta oficial do HyperOS praticamente dissipou quaisquer dúvidas. De acordo essa publicação, a nova geração de dispositivos, incluindo os modelos das séries Xiaomi 15 e Xiaomi 14T, receberão dentro de poucas semanas o sistema operativo baseado no Android 16. Ora, a série Xiaomi 14T não é vendida na China, já que se trata de uma versão global da série Redmi K70.

De acordo a marca, o HyperOS 3 traz consigo uma promessa de maior fluidez e eficiência, numa redução de 4% na carga do processador, ganhos de 10% na eficiência energética e uma aceleração de 21% na abertura de aplicações. A reprodução de vídeo torna-se menos exigente em termos de consumo energético e a experiência em videojogos jogo é reforçada com mais FPS e tempos de resposta ao toque mais imediatos.

O novo sistema operativo chegará também com uma linguagem gráfica renovada, mais leve e envolvente, de icones arredondados, nova paleta de cores e um efeito translúcido, enquanto animações mais suaves procuram criar uma sensação de continuidade na utilização diária. Uma das novidades mais comentadas é o Xiaomi Super Island, uma solução que se inspira no Dynamic Island da Apple, onde será possível gerir até três “ilhas” interativas ao mesmo tempo, mover conteúdos entre aplicações e recorrer a janelas reduzidas para multitarefa. Entre outros destaques o novo sistema operativo promete uma maior flexibilidade de personalização, sobretudo a nível de apresentação, um pouco por todo o sistema.

Outro aspeto relativamente importante para este lançamento, é a inédita compatibilidade com o ecossistema da Apple. Pela primeira vez, os utilizadores de Mac poderão abrir aplicações Android diretamente no computador, desbloquear smartphones Xiaomi com o Touch ID, receber notificações em tempo real e partilhar ficheiros entre plataformas. Esta integração, há muito desejada, representa uma aproximação entre dois mundos tradicionalmente separados, oferecendo maior liberdade a quem alterna entre dispositivos.

Por fim, a nível de segurança, o sistema passa a incluir autenticação em dois fatores, ferramentas mais rigorosas para gerir permissões de aplicações e mecanismos adicionais para proteger dados pessoais, assim como localização de dispositivo, mesmo quando desligado.

- Publicidade -
Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados