A Xiaomi revelou um novo tipo de smartphone modular que pode acoplar uma lente fotográfica.
O Mobile World Congress 2025 já começou e, entre as empresas que decidiram utilizar este evento como vitrine para o lançamento dos seus novos produtos, temos a Xiaomi. Embora o Xiaomi 15 e o 15 Ultra pareçam ter os ingredientes para conquistar os apaixonados por tecnologia, a gigante chinesa parece querer ir mais além com um novo conceito para a fotografia móvel.
A ideia da Xiaomi é, essencialmente, uma solução modular, cujo ponto forte é representado por uma lente separada que, através de ímanes, se fixa ao telefone, transformando-se assim na sua câmara. Contudo, vale a pena destacar que, neste momento, este conceito está destinado a permanecer como tal. A fabricante, que não forneceu muitos detalhes sobre como poderia ser concretizado, deixou claro que, para já, não tem intenção de o transformar num dispositivo comercial.
No entanto, a gigante chinesa afirmou estar interessada em descobrir quais podem ser as opiniões dos utilizadores sobre um dispositivo deste tipo, o que parece sugerir que a possibilidade de criar um – talvez para uma base de utilizadores de nicho é uma ideia que não pode ser completamente descartada…
A solução de telefone modular já foi utilizada noutros equipamentos, principalmente pela Motorola, mas a principal diferença é que este novo módulo de lente inclui o próprio sensor fotográfico, não sendo apenas uma extensão dos sensores integrados no smartphone.