Uma fusão histórica que promete redefinir o mercado global de impressão e soluções empresariais.
A Xerox confirmou oficialmente a aquisição da Lexmark, numa operação avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 1,37 mil milhões de euros), encerrando um processo iniciado no final de 2024. Com esta transação, a propriedade da Lexmark passa das mãos da Ninestar Corporation, da PAG Asia Capital e do Shanghai Shouda Investment Centre para a estrutura da multinacional norte-americana.
Apesar de a notícia ter inicialmente surpreendido o mercado, a fusão entre as duas marcas, outrora concorrentes diretas no segmento de impressão e soluções empresariais, surge agora como uma evolução estratégica, de acordo com o CEO da Xerox, Steve Bandrowczak. “Esta aquisição representa uma extensão natural da colaboração entre as duas empresas”, afirmou o executivo, sublinhando a intenção de fortalecer o portefólio de produtos e acelerar o crescimento global da nova estrutura conjunta.
Nos próximos meses, a Xerox irá conduzir a integração das tecnologias, operações e redes de distribuição da Lexmark no seu ecossistema. Ambas as marcas têm uma longa tradição em soluções de impressão corporativa, gestão documental e serviços em nuvem, o que poderá resultar numa plataforma mais robusta e diversificada para clientes empresariais. E com o mercado de impressão tradicional a sofrer um declínio sustentado, esta fusão poderá representar uma tentativa de reposicionamento estratégico. A aposta passará por serviços digitais integrados, infraestruturas de TI e automação de processos empresariais, áreas onde tanto a Xerox como a Lexmark têm vindo a investir nos últimos anos.
A operação poderá também reforçar a presença das marcas nos mercados europeu e asiático, beneficiando da herança internacional da Lexmark e do músculo financeiro e comercial da Xerox.