A Microsoft falou pela primeira vez sobre o hardware da sucessora da Xbox Series X|S, que promete ray-tracing melhorado, uma parceria aprofundada AMD e com os primeiros devkits a chegarem aos estúdios em 2027.
Durante a Game Developers Conference, a conferência anual dedicada a profissionais da indústria de videojogos, Jason Ronald, vice-presidente de próxima geração da Xbox, aproveitou para apresentar publicamente os primeiros detalhes concretos do Project Helix, o nome de código interno da próxima consola da Microsoft.
Numa publicação no Xbox Wire, é referida que a base técnica do novo hardware resulta numa parceria de vários anos com a AMD – à semelhança do que é esperado para a próxima geração de consolas da PlayStation. O Project Helix terá, assim, um chip personalizado desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, desenhado especificamente para tirar partido da próxima geração do DirectX e do FSR Next – a suite de sistemas de reconstrução de imagem da AMD. Estas tecnologias serão, segundo Ronald, responsáveis por dar aos produtores as capacidades de apresentarem nos seus jogos mundos mais dinâmicos, mais realistas e com uma fidelidade considerável mais elevada, com desempenho melhorado de aplicação de técnicas como o ray-tracing, que simula o comportamento da luz nos jogos.
Estas promessas serão postas à prova já a partir do próximo ano, com os primeiros kits de desenvolvimento a chegarem aos estúdios a partir de 2027, o que poderá significar que uma apresentação ao público da nova consola e dos seus jogos, possa acontecer apenas em 2028.
A equipa da Xbox aproveitou também o momento para clarificar a sua visão de futuro, confirmando aquilo que já havia anunciado com o teaser do Project Helix. A nova consola será capaz de correr tanto jogos de Xbox como jogos de PC, numa tentativa de aproximar os dois ecossistemas e facilitar a vida dos estúdios que desenvolvem para as duas plataformas. O catálogo Xbox Play Anywhere, que permite comprar um jogo uma vez e jogá-lo tanto em consola como em PC, será uma das grandes vantagens e aspetos a ter em conta nesta estratégia, já que cada vez mais títulos são lançados neste modelo, ultrapassando atualmente os 1.500 títulos disponíveis.
Essa visão de unificação será fortalecida já a partir de abril, quando o Windows 11 receber o chamado Xbox mode, uma interface otimizada para comandos e em fullscreen, que já tinha sido testada nas máquinas portáteis ROG Xbox Ally. O conceito passa por entregar a quem joga no PC uma experiência mais próxima da consola, sem perder a abertura habitual do Windows, embora por agora a funcionalidade arranque apenas em algumas regiões.
A Xbox, que celebra este ano 25 anos, já começou com muitas alterações, a começar com a mudança de liderança. Ao longo do ano são esperadas outras novidades mais orientadas para os consumidores, entre elas, de acordo com Ronald, novidades sobre formas de jogar títulos clássicos do catálogo histórico da marca, mantendo a compatibilidade com jogos de quatro gerações de consolas, uma promessa que muitos assumem como a chegada de jogos da Xbox, Xbox 360 e da Xbox One aos PCs.
