2025 poderá ser um ano de mudança para as duas gigantes dos videojogos.
Não passa apenas de um rumor com informações ainda por validar oficialmente, no entanto, a informação avançada pelo Windows Central, e partilhada no podcast de Nate the Hate, um dos informadores mais reputados da atualidade, aumentam as expectativas de vermos mais exclusivos da Xbox na PlayStation e consolas Nintendo e um dos mais desejados jogos da PlayStation na Xbox.
Ao longo de um podcast de hora e meia, Nathan e Dimitris, também conhecido como Modern Vintage Gamer, discutem as suas previsões sobre o que esperar no espaço dos videojogos em 2025. No entanto, entre previsões, foram partilhadas novidades baseadas em informações mais concretas sobre algumas estratégias.
De acordo com o podcast, em 2025 a Xbox poderá voltar a infiltrar-se no ecossistema da PlayStation com o lançamento de algumas das sagas mais marcantes da Microsoft, com o lançamento de jogos como Microsoft Flight Simulator 2024 e Halo: The Master Chief Collection na plataforma da Sony. Adicionalmente, a sucessora da Nintendo Switch poderá também receber os dois jogos.
Por outro lado, a Xbox e a sucessora da Nintendo Switch poderão receber conversões do projeto remake de Final Fantasy VII. A fonte afirma inclusive que se espera que, este ano, os jogadores da Xbox possam meter as mãos em Final Fantasy VII Remake, com Rebirth a ser lançado em 2026. De recordar que Final Fantasy VII Rebirth chega este mês ao PC.
Já o Windows Central vai mais longe, citando Phil Spencer quando galou que não havia “linhas vermelhas” no que toca a conversões para a concorrência. De acordo com fontes anónimas, Senua’s Saga: Hellblade 2, Age of Mythology e “potencialmente” Gears of War Ultimate Edition, poderiam também ver os seus lançamentos na PlayStation.
A acontecer, esta trajetória da Microsoft Xbox não é particularmente surpreendente. No ano passado, foram lançados alguns jogos na PlayStation e Nintendo, e atualmente, a Microsoft já tem uma estratégia multiplataforma bem extensa com as aquisições da Activision Blizzard e a Bethesda, cujos futuros jogos parecem ter lançamentos multiplataforma, como já foi Call of Duty: Black Ops 6 e serão Doom: The Dark Ages e Indiana Jones and the Great Circle. A grande diferença agora é que iremos encontrar o “catálogo de legado” a chegar a mais jogadores, independentemente da plataforma escolhida.
Apesar destas emocionantes conversões, no passado também se especulou que jogos como Starfield e Forza Horizon 5 estariam a caminho da PlayStation, mas, no entanto, tal não aconteceu (ainda).