Em breve, a Microsoft poderá lançar uma nova forma de aceder ao Xbox Cloud Gaming, sem custos adicionais, mas com algumas limitações.
A Microsoft pode estar a preparar novas alterações ao acesso de jogos pela nuvem, o Xbox Cloud Gaming, que atualmente faz parte da experiência Xbox Game Pass. De acordo com o Windows Central, essa alteração poderá passar pela introdução de um serviço isolado Xbox Cloud Gaming , de acesso gratuito, suportado por publicidades e com algumas limitações para o utilizador.
De acordo com a fonte, essa novidade poderá chegar já este ano e tem como objetivo ser uma porta de entrada ao já existente Xbox Cloud Gaming. Uma das vantagens desta nova versão, é que se tratará de uma modalidade gratuita, sem custo direto para os jogadores, permitindo-os jogar jogos free-to-play e outros jogos disponíveis comprados e disponíveis na biblioteca do jogador.
Contudo, esta versão do Xbox Cloud Gaming será algo limitada na sua utilização. Para além da publicidade, que não se sabe ainda como será implementada, via pop-ups, ou com a visualização de trailers antes do início da transmissão (como já acontece em alguns serviços de streaming de vídeo), como as sessões serão limitadas a uma hora.
Este será um modelo algo semelhante ao que a NVIDIA já oferece com o GeForce Now, permitindo o acesso a uma seleção de jogos disponíveis em várias plataformas de PC, com sessões limitadas. No caso do GeForce Now, os jogadores não são presenteados com publicidades, sendo limitados por tempos de espera, tempo por sessão e definições de jogo limitadas pelas características das máquinas dos servidores.
Esta nova versão do Xbox Cloud Gaming é um novo passo na sua evolução, que desde a reformulação mais recente dos planos do Xbox Game Pass, não só ficou disponível em todos os planos, como recebeu oficialmente o suporte de acesso a jogos disponíveis na biblioteca dos jogadores.
Quanto a datas para o lançamento do novo Xbox Cloud Gaming, para já não são conhecidas, com Jez Corden a mencionar apenas “este ano”.
