O serviço de streaming de jogos da Microsoft, o Xbox Cloud, está a testar novos modos de transmissão, incluindo 1440p.
O Xbox Cloud Gaming poderá oferecer uma experiência de maior qualidade, muito em breve. De acordo com Tom Warren, do The Verge, há relatos de vários jogadores que tropeçaram em novos modos de transmissão com qualidade superior aquela que é considerada normal, com melhor resolução e transmissão de dados, sinalizando uma atualização do serviço para breve.
O modo em questão apresentado aponta para uma transmissão com resolução 1440p, tendo sido também detetado pela equipa da Digital Foundry num teste com Avatar: Frontiers of Pandora. Na imagem partilhada, esta configuração permite transmitir jogos com resolução mais alta e transmissão de dados que pode chegar aos 27 Mbps, melhorando a nitidez e qualidade da imagem.
Para além disso, foram descobertos dois modos designados adicionais como “HQ” para resoluções 720p e 1080p, encontrados no código do próprio site do serviço. Estes ajustes visam reduzir os problemas de compressão e melhorar a consistência das transmissões, dependendo do dispositivo usado, uma das críticas mais frequentes ao serviço da Microsoft.
Atualmente, a experiência no Xbox Cloud Gaming é limitada a 1080p e 60 FPS, com transmissões de dados que rondam os 10 Mbps. Este aspeto deixa o serviço bem atrás de rivais como o GeForce Now, que recentemente foi atualizado para oferecer opções streaming até 5K e modos preparados para correr alguns jogos 360 FPS, recorrendo a servidores com GPUs da NVIDIA GeForce RTX 5080.
Até agora, a Microsoft ainda não comentou oficialmente estas descobertas, embora a promoção do serviço tenha sido bastante forte em comunicações de marketing, graças à integração em televisores Samsung e LG, ao lançamento de uma aplicação para dispositivos Meta Quest e a chegada do serviço até aos automóveis, dando seguimento à estratégia da “Xbox em todo o lado”.
Introduzido originalmente em 2019, o Xbox Cloud Gaming já foi atualizado algumas vezes e recorre atualmente a hardware baseado na Xbox Series X, mas não tira total partido das capacidades da consola, uma vez que a transmissão na nuvem não se compara, de forma alguma, à experiência nativa que temos com as nossas consolas ligadas à TV ou monitor. Desta forma, é inserto que o futuro do serviço passe por uma atualização a nível de centros de dados. Por um lado, a Microsoft pode apenas melhorar a qualidade da transmissão para o efeito, mas com uma nova geração já no horizonte, é provável que sejam feitas alterações com novas plataformas mais evoluídas.