Xbox teve o pior ano de vendas de consolas no Reino Unido

- Publicidade -

O desempenho de vendas da Xbox no Reino Unido é um dos indicadores do declínio da presença da marca no mercado.

A Xbox está a passar um mau bocado. Para além das subidas de preço dos seus serviços e da escassez de consolas em alguns mercados, agora surge mais um indicador que pode colocar em causa a presença da Microsoft no mercado dos videojogos, pelo menos no que toca a hardware.

De acordo com o analista Christopher Dring, os dados mais recentes das vendas de consolas no Reino Unido dão conta de um declínio de vendas na ordem de 39% durante 2025, um dado que o próprio descreve como “confortavelmente o pior ano registado para consolas Xbox”, referindo-se não só ao desempenho da mais recente geração de consolas Xbox Series X|S, mas comparativamente ao desempenho das gerações anteriores, a Xbox One, Xbox 360 e até da original.

Apesar deste declínio drástico, esta é uma realidade pouco surpreendente ao observarmos o atual panorama da indústria e da própria Microsoft neste segmento. As razões para tal são várias, como as já mencionadas faltas de stock, em reflexo de menos saídas das linhas de produção; diminuição do poder de compra dos utilizadores; alterações estratégicas da empresa que tornam menos apelativa compra de consolas Xbox para exclusivos, o aumento dos preços dos seus serviços, entre outros.

Estes resultados não querem dizer que a Microsoft está de alguma forma a desistir do mercado do hardware, algo que seria legitimo de ler ou de ficar com essa impressão. Mas fica claro que esse não é, apenas, o foco mais importante, como foi no passado.

Ainda assim, o futuro da marca em hardware já está delineado. Para além de produtos de terceiros com a marca Xbox, como a Xbox ROG Ally X, que para a ASUS excedeu as expectativas, a marca já confirmou estar a trabalhar na próxima geração de consolas.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados