O Body Scan 2 da Withings avalia mais de 60 biomarcadores, incluindo risco de hipertensão e saúde celular. É lançado algures na segunda metade de 2026.
Quatro anos depois do Body Scan, a Withings apresenta agora a nova versão da sua estação de saúde conectada, desenvolvida em parceria com centros de investigação cardiometabólica.
Com mais de 60 biomarcadores, a nova balança doméstica Body Scan 2 integra, pela primeira vez, notificações de risco de hipertensão, avaliação da capacidade de bombeamento cardíaco através de Impedance Cardiography (ICG) e análise da saúde celular, eficiência metabólica e regulação glicémica, através de bioimpedância de ultra-alta frequência (BIS).
O Body Scan 2 realiza uma avaliação multimodal da longevidade em 90 segundos, analisando sistemas fisiológicos essenciais para a saúde a longo prazo. Utiliza Impedance Cardiography combinada com ECG de seis derivações para medir a eficiência de bombeamento do coração, permitindo identificar défices que podem provocar fadiga, menor resistência ao stress ou redução da capacidade física. Inclui ainda um modelo de inteligência artificial para detetar risco de hipertensão sem necessidade de braçadeira e tecnologia de velocidade da onda de pulso (PWV) para avaliar a elasticidade arterial e a idade vascular, indicadores importantes da saúde cardiovascular futura.
A avaliação celular e metabólica recorre à bioimpedância de ultra-alta frequência, fornecendo dados sobre idade celular, massa celular ativa e eficiência metabólica, permitindo identificar alterações metabólicas ou inflamatórias. O controlo glicémico é monitorizado por um modelo de IA, capaz de detetar sinais precoces de desregulação, muitas vezes provocados por hábitos de vida pouco saudáveis, e que podem antecipar ganho de gordura abdominal, fadiga crónica e risco de pré-diabetes.

Com base em milhares de medições do ecossistema Withings, o Body Scan 2 estabelece uma linha de base fisiológica individual, deteta desvios precoces e fornece recomendações personalizadas que ajudam a manter a função metabólica, cardiovascular e celular. O equipamento inclui uma pontuação de trajetória de saúde, permitindo ao utilizador compreender como alterações no estilo de vida podem prolongar o período de boa saúde.
O Body Scan 2 tem uma superfície de vidro temperado com oito eletrodos integrados e quatro eletrodos em aço inoxidável no cabo retrátil, que permite visualizar os resultados num ecrã LCD a cores de alta resolução. O equipamento inclui bateria recarregável de longa duração e sincronização automática de dados com a aplicação da Withings através de Wi-Fi ou Bluetooth.
Tudo isto parece incrível, mas só mesmo experimentando o produto para tirar todas as dúvidas. Para isso, teremos de esperar pelo segundo semestre de 2026, período do ano em que o Body Scan 2 chegará ao mercado com um preço previsto de 499,95€.
