Uma das funcionalidades favoritas dos fãs do Windows Vista pode estar prestes a regressar.
A Microsoft está a experimentar o regresso de um funcionalidade antiga ao Windows 11, os wallpapers animados com video. A novidade foi encontrada em versões de desenvolvimento mais recentes do sistema operativo, ao permitir que os utilizadores definam ficheiros MP4 ou MKV como fundo da área de trabalho, reproduzindo-se automaticamente sempre que o utilizador regressa ao ambiente de trabalho.
Esta função foi inicialmente introduzida em ambientes Windows com o Windows Vista, na altura chamada DreamScene, que era exclusiva da versão Ultimate do sistema operativo. No entanto, esta função foi abandonada com a chegada do Windows 7. Desde então, os utilizadores que procuram um ambiente de trabalho dinâmico recorrem sobretudo a soluções de terceiros, sendo o Wallpaper Engine um dos exemplos mais populares e que figura constantemente entre as aplicações mais utilizadas.
Este tipo de fundos de ecrã é particularmente interessante para utilizadores de painéis modernos, como OLED, que podem colocar vídeos em loop no ambiente de trabalho, ativando diferentes áreas do ecrã que possam estar estáticas durante longos períodos de tempo, com consequências na saúde dos painéis, como o mal amado burn in. Algo que também pode ser evitado com outros cuidados.
O regresso desta opção ao Windows 11 surge após vários anos de rumores e testes. Tendo-se especulado que a funcionalidade faria parte das atualizações de 2023, algo que acabou por não se concretizar. Não se sabe, para já, se a funcionalidade irá regressar oficialmente, nem quando. Mas tudo indica que poderá ser em breve.