Uma ferramenta tão básica quanto útil.
Entre as diversas ferramentas disponibilizadas pelo Windows 11, uma das mais utilizadas é certamente a possibilidade de fazer uma captura de ecrã. Quem nunca apertou a tecla “PrtSc” do teclado para guardar algo e, posteriormente, transferir para alguém? Com a versão mais recente do seu sistema operativo, a Microsoft quis ir mais além, criando um programa dedicado instalado por padrão: o Capture and Sketch, ou simplesmente Ferramenta de captura de ecrã.
Além da utilidade principal, possui diversas funcionalidades como a possibilidade de gravar parte do que é exibido, traçando os contornos segundo uma forma definida ou manualmente. A captura de vídeo também está disponível, assim como, em breve, a pesquisa de imagens na Internet. Mas apesar das suas vantagens inegáveis, falta ao software uma opção tão básica que nos perguntamos o porquê de ainda não estar implementada. Em todo o caso, este descuido incompreensível foi finalmente corrigido.
Na versão mais recente da aplicação, com o número de versão 11.2408.13.0 e disponível em beta, duas novas linhas aparecem nas configurações, permitindo escolher a pasta na qual as imagens, e vídeos, capturados serão guardados. Atualmente, os utilizadores têm sempre de ir a Imagens > Capturas de ecrã para terem acesso às mesmas. Contudo, em breve poderão definir outro destino e, até, abri-lo nas definições da aplicação.
Em breve poderão escolher o destino da captura de ecrã que recolhem no Windows 11
Concretamente, a linha “ As capturas de ecrã são salvas em” exibirá um link “Alterar”, bem como um botão “Abrir pasta”. A mesma coisa para capturas de vídeo. Com o tempo, os utilizadores irão habituar-se ao local padrão, mas é de louvar que a Microsoft ofereça a possibilidade de alterá-lo, opção que se encontra em todos os outros programas.
A ferramenta de captura de ecrã será atualizada assim que o teste beta tiver sido concluído e, como sempre, de momento é impossível saber quanto tempo isso vai demorar.