A função “Writing Help” adicionada ao WhatsApp recorre ao Meta AI, para propor opções de resposta e conversa.
O WhatsApp começou a lançar uma nova funcionalidade para a sua aplicação chamada “Writing Help“, que como o nome sugere servirá de moleta na escrita de mensagens e conversas, através da reformulação, correção e ajuste das mensagens.
Este sistema que recorre à plataforma Meta AI, baseia-se em tecnologias de processamento privado da empresa, o que significa que nem o WhatsApp nem a própria Meta terão acesso ao conteúdo original das mensagens ou às sugestões geradas pela ferramenta. A empresa garante assim privacidade total, mesmo quando se recorre à assistência inteligente.Os utilizadores poderão optar por diferentes estilos de reformulação, de um tom profissional ao humorístico, passando por sugestões mais encorajadoras ou por simples paráfrases. A ideia passa por tornar as conversas mais dinâmicas e adaptáveis ao contexto e não apenas escrever mensagens de forma autónoma.
O WhatsApp procura assim reforçar a utilização da sua plataforma em detrimento de soluções externas, como o ChatGPT ou o Gemini, integrando diretamente ferramentas inteligentes na sua aplicação. No entanto, a adesão poderá variar, se em contextos profissionais ou informais a ajuda automática se revelar prática, em mensagens pessoais dirigidas a familiares ou amigos a funcionalidade pode soar artificial e perder naturalidade.
O acesso à função é feito através de um novo ícone em forma de lápis, visível durante a redação de mensagens. O seu lançamento já teve inicio para mensagens em inglês, limitado a alguns países, entre os quais os Estados Unidos. A expansão para outros idiomas, incluindo o português, está prevista apenas para o final de 2025.