E não é, de todo, surpreendente.
Há uns dias, a Samsung anunciou que o seu Tizen OS iria poder ser utilizado pela primeira vez em smart TVs de outras marcas que não da marca sul-coreana. Smart TVs de marcas como a Bauhn, Linsar, Sunny e Vispera, entre outras, poderão passar a vir pré-instaladas com o sistema operativo da Samsung, já bastante conhecido por parte dos utilizadores em todo o mundo.
Esta semana, foi a vez de a LG apontar na mesma direção. Em breve, outras fabricantes como a Seiki, Eko, Stream System, Konka, Aiwa e Hyundai, entre outras, poderão utilizar o webOS Hub, uma versão atualizada da solução webOS para parceiros.
O webOS Hub possibilita que as marcas personalizem o interface do utilizador (UI) de várias formas, como ajustar o ecrã inicial através da seleção do esquema de cores, aplicação de um estilo visual consistente com a identidade própria ou inserção de um logótipo para maior visibilidade.
O webOS Hub também oferece uma experiência de visualização otimizada com o Clear Voice PRO, um recurso que faz com que o diálogo que se passa no ecrã seja muito mais fácil de ouvir. E por exemplo, o serviço de streaming de jogos na cloud, NVIDIA GeForce NOW, será adicionado em breve a esta versão do sistema operativo.
Além disso, a plataforma da LG suporte recursos como o processamento avançado de imagem, suporte para uma taxa de atualização variável (VRR) e o Game Optimizer, que oferece uma imagem ajustada e configurações de áudio para diferentes géneros de jogos. As primeiras OLED TVs com webOS Hub das marcas de TV parceiras da LG serão lançadas em breve.
Esta acaba por ser uma boa decisão por parte de outras fabricantes, uma vez que podem usufruir de sistemas operativos com provas dadas e amplamente utilizados em todo o mundo. E quando não é possível optar pelo Android TV, então esta é mesmo uma alternativa viável, ao invés de essas fabricantes optarem por desenhar o seu próprio sistema operativo para televisões.