E o próprio Compra e Poupa, da Webloyalty, tem algumas reclamações no Portal da Queixa.
Foi há um ano, em março de 2024, que a Webloyalty anunciou a sua entrada no mercado português, o oitavo país em que a empresa opera. Na altura, o objetivo era liderar a geração de receitas adicionais em e-Commerce através do Retail Media.
Entre os serviços oferecidos pela Webloyalty, está o seu programa de descontos e benefícios online. Nesta linha de negócio, a empresa desenvolveu a plataforma de subscrição mensal Compra e Poupa, para que os consumidores portugueses possam adquirir produtos ou serviços com promoções, descontos especiais e reembolsos em cada compra online realizada nas lojas aderentes.
A Compra e Poupa permite aos consumidores receberem um mínimo de 10% de cashback nas suas compras online através da plataforma e códigos promocionais nas lojas aderentes, em categorias tão diversas como viagens, tecnologia, moda, saúde e beleza, casa, lazer e eco sustentáveis. Por exemplo, podem ter 10% de cashback em compras na Pull&Bear, Hotels.com, Destinia, Sport Zone, New Balance, entre muitos outros exemplos, até porque são mais de 150 lojas aderentes.
Mas sobre isto, convém dizer que, com o programa Compra e Poupa, podem obter até 216€ por ano com o Voucher de Fidelidade e reembolsos de até 300€ por mês. E assim que o saldo disponível for superior a 5€, podem solicitar uma transferência bancária.
No entanto, e na altura, achámos estranho o processo de registo. É que, indo ao site oficial, o único botão disponível é o que surge no topo direito da página, com a palavra “CONECTE-SE”, mas apenas dá para fazer login (iniciar sessão). Para o registo propriamente dito na plataforma, disse-nos fonte da empresa que era necessário fazê-lo através de um banner no site dos parceiros aderentes, pois só assim será possível entrar na conta. E continua a ser tal e qual assim. Não faz muito sentido, e o próprio site do Compra e Poupa não parece, à partida, muito bem desenhado.
Desde então, não voltámos a receber diretamente nenhuma comunicação sobre o Compra e Poupa, mas reparámos, isso sim, em algumas reclamações no Portal da Queixa, com os utilizadores a alegarem cobranças indevidas nas suas contas bancárias. Acontece que, para se ter acesso a descontos, é necessário pagar uma subscrição mensal da Compra e Poupe, e há muita gente que não repara nesta informação, apesar de, no site oficial, estar referido o seguinte: “A subscrição ao Compra e Poupa implica o pagamento de uma quota mensal auto-renovável. Durante o processo de registo, será indicado o valor do serviço, bem como a existência ou não de um período experimental e o respetivo custo. O cancelamento pode ser efetuado a qualquer momento, sem período de permanência obrigatório (fidelização).”
No entanto, é a empresa-mãe, a Webloyalty, com mais queixas, na ordem das dezenas, em plataformas como a TrustPilot. E as reclamações referem-se basicamente ao mesmo: a tal subscrição mensal que muita gente nem dá conta que subscreve.
De acordo com alguns relatos, não há sequer emails de confirmação, com os afetados a referirem que não sabiam de nada e que não subscreveram qualquer serviço. E a palavra “scam” é referida inúmeras vezes.
Dito isto, um alerta: leiam sempre muito bem todos os astericos e letrinhas pequenas – sim, sabemos que já vos disseram isto inúmeras vezes, mas pelos vistos é essencial continuar a referir este detalhe. Além disso, se alguma plataforma externa a sites que conhecem vos prometer descontos, procurem primeiro por feedback…