O Waze melhorou a segurança com novos alertas em zonas escolares

- Publicidade -

O Waze já começou a apresentar alertas quando o condutor entra numa zona escolar.

O Waze disponibilizou nova uma funcionalidade de segurança muito útil à sua aplicação que dá avisos quando o condutor entra numa zona escolar. Esta nova funcionalidade, anunciada pela Google no inicio do ano, integra-se no sistema de relatórios de acidentes que tornou o Waze tão popular entre os condutores. A aplicação permite que os utilizadores informem a presença de perigos na estrada em tempo real, gerando alertas para toda a comunidade e, assim, tornar a condução mais previsível e segura.

Além dos relatórios dos utilizadores, o Waze também mantém um sistema de avisos para os chamados “perigos permanentes“, como lombas e faixas de convergência. Estes elementos, devido à sua natureza estável, só podem ser adicionados ao mapa por editores autorizados. Contudo, desde o final de 2024, esses colaboradores também podem indicar a localização das zonas escolares.

zona escolar
Exemplo do aviso escolar no Waze

Os alertas agora estão visíveis em todas as plataformas suportadas, incluindo Android Auto e CarPlay, e aparecem de duas formas distintas. A primeira consiste num pop-up no ecrã que informa o condutor que está a aproximar-se de uma zona escolar, pedindo-lhe que preste mais atenção aos pedestres. A segunda é representada por um ícone específico no mapa, indicando a presença da área escolar.

O sistema foi desenvolvido com especial atenção aos detalhes: os avisos aparecem tanto nas proximidades de escolas como de jardins de infância, e são exibidos mesmo quando a instituição está localizada apenas de um lado da rua, desde que exista uma faixa de pedestres nas proximidades. Esta abordagem considera que os alunos podem ter que atravessar a rua para chegar ao edifício da escola.

Um recurso interessante, ainda em desenvolvimento, é o tempo dinâmico dos alertas. A partir de agora, as notificações só aparecerão durante o horário escolar e nos dias de aula. No entanto, como este recurso ainda não está disponível para os editores de mapas, os alertas também podem surgir à noite, quando as escolas estão encerradas.

É importante notar que a presença desses avisos depende da atividade da comunidade local de editores do Waze. Se as zonas escolares ainda não estiverem visíveis numa determinada área, significa que os colaboradores locais ainda não as mapearam. Utilizadores comuns não podem relatar diretamente as zonas escolares, mas podem entrar em contacto com um editor local para solicitar a atualização do mapa com novos locais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados