Waze já permite a comunicação de alertas em alta voz

- Publicidade -

O principal objetivo da nova funcionalidade é que exista cada vez menos interação física com o smartphone enquanto se conduz.

O Waze está a testar uma nova funcionalidade original, Converstional Reporting. Esta nova funcionalidade permite aos condutores reportar incidentes diretamente por voz, falando através da aplicação, sem necessidade de terem de interagir com o ecrã do equipamento enquanto conduzem. Graças à inteligência artificial integrada do Google Gemini, o Waze conseguirá perceber descrições informais, como “parece haver um engarrafamento ali à frente” ou “há um objeto na estrada“.

Os condutores poderão simplesmente descrever o que veem, como se estivessem a conversar com um passageiro“, explicou um porta-voz do Waze. De acordo com o mesmo, se a descrição não for clara ou estiver incompleta, a aplicação poderá fazer questões de acompanhamento para obter mais detalhes, como por exemplo: “pode esclarecer o que está a ver?“. Esta inovação não só torna os relatórios mais rápidos, mas também reduz as distrações, o que contribui para uma melhor segurança rodoviária.

Atualmente, os relatórios por voz estão disponíveis apenas em inglês e para um grupo limitado de utilizadores na sua fase beta, para iOS e Android, mas o Waze já anunciou a sua intenção de expandir essa funcionalidade para outros idiomas nos próximos meses, podendo eventualmente tornar-se numa das principais funções da aplicação, com a promessa de reforçar a prevenção de incidentes rodoviários.

Waze adiciona também alertas em zonas escolares

Para além deste novo sistema de relatórios, o Waze lançou também a visualização de zonas escolares nos seus mapas, um função esperada por muitos utilizadores preocupados com a segurança dos peões em áreas mais sensiveis. Ao adicionar zonas escolares, o Waze pretende alertar os condutores sobre os potenciais perigos em torno desses locais, especialmente durante o horário de funcionamento das escolas.

Através dessa função, os condutores receberão um alerta quando se aproximarem de uma zona escolar, o que deverá incentivá-los a abrandar e a prestar atenção aos peões. Esta medida pretende proteger especialmente as crianças que podem ser mais distraídas, ao mesmo tempo que relembra os condutores que devem respeitar os limites de velocidade específicos dessas zonas. Para além disso, o Waze possibilitou que a comunidade modificasse essas zonas para melhorar a precisão das informações de acordo com horários e particularidades locais.

Esta implantação de zonas escolares está planeada para ser lançada globalmente até ao final do ano, primeiro nos equipamentos Android e só posteriormente nos equipamentos iOS.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados