A Warner Bros. Discovery iniciou uma revisão estratégica após ter recebido manifestações de interesse de várias empresas, estando agora à procura de um novo dono.
A Warner Bros. Discovery confirmou oficialmente que está a avaliar potenciais propostas de compra. O conglomerado norte-americano anunciou que o seu conselho de administração iniciou uma revisão de alternativas estratégicas, após ter recebido manifestações de interesse de várias entidades para a aquisição da totalidade do grupo ou de parte das suas divisões. Ou seja: está à venda.
A empresa explicou que o processo poderá incluir diferentes cenários, como a conclusão da separação já anunciada entre a Warner Bros. e a Discovery Global, a venda integral do grupo, ou transações independentes relativas a cada uma das suas áreas de negócio. O comunicado indica ainda que será considerada uma estrutura alternativa que permita a fusão da Warner Bros. com uma terceira empresa e a distribuição da Discovery Global aos acionistas.
Em comunicado, David Zaslav, presidente e diretor executivo da Warner Bros. Discovery, afirmou que o grupo tem procurado “posicionar o negócio para ter sucesso no atual panorama mediático”, destacando o avanço das “iniciativas estratégicas”, o reforço da liderança dos estúdios e a expansão global do serviço HBO Max.
Zaslav referiu ainda que “não é surpreendente que o valor significativo do portefólio esteja a ser reconhecido por outros agentes do mercado” e confirmou o início de uma “análise abrangente de alternativas estratégicas” com o objetivo de identificar “o melhor caminho para maximizar o valor dos ativos”.
Samuel A. Di Piazza Jr., presidente do conselho de administração, afirma que a decisão de iniciar esta revisão “reflete o compromisso do conselho em considerar todas as oportunidades que possam gerar o maior valor para os acionistas”. Adicionalmente, o responsável acrescentou que a separação planeada para criar duas empresas de média independentes “continua a ser considerada uma estratégia sólida”, mas que “a ampliação do âmbito da análise é do interesse dos acionistas”.
De acordo com a Warner Bros. Discovery, não existe um calendário definido para a conclusão do processo, e a empresa não garante que o mesmo resulte numa venda ou em qualquer outro tipo de transação. A companhia também não pretende fazer novos anúncios relacionados com esta revisão até que o conselho aprove uma operação específica ou considere necessária uma atualização pública.
Entre as propostas até agora recebidas estará uma da Skydance, liderada por David Ellison, que recentemente adquiriu a Paramount. No entanto, de acordo com várias fontes próximas das negociações, a oferta terá sido considerada insuficiente, mas confirma o interesse crescente de vários grupos do setor.
A Warner Bros. Discovery mantém, entretanto, o plano de reorganização que prevê a criação de duas entidades distintas. A Warner Bros., dedicada ao cinema, séries e streaming, e Discovery Global, centrada na televisão por cabo. O objetivo é concluir esta separação até meados de 2026.
