Uma nova alternativa à Wallapop, sendo que a Vinted disponibiliza um serviço de Verificação de Eletrónica para garantir que não estão a ser enganados.
Desde que a Vinted chegou a Portugal, muitos milhares foram os produtos em segunda mão por lá vendidos. O sucesso foi quase instantâneo, mas houve uma categoria que sempre fez falta. Muitos utilizadores tentaram vender material eletrónico e simplesmente viam os seus anúncios eliminados poucos minutos depois. Isso porque a venda de material eletrónico era proibida na plataforma.
Foi apenas no passado mês de agosto que a empresa mudou as regras do jogo, ao passar a aceitar vendas de material eletrónico. Desde acessórios eletrónicos a e-readers, passando por gadgets de realidade virtual ou ainda auscultadores e auriculares ou rádios portáteis e altifalantes, a lista é grande, pelo que já se podia finalmente vender leitores de música portáteis, tecnologia wearable, como smartwatches, pulseiras de fitness, óculos e anéis inteligentes, entre outros.
No entanto, continuava a ser proibida a venda de telemóveis e tablets. Leram bem, porque a situação mudou. Talvez, ou não, tentada pelo sucesso da Wallapop em Portugal, a Vinted passou a aceitar a venda destes equipamentos, bem como consolas e jogos.
Sim, isto significa que, a partir de agora, têm não só uma nova alternativa à Wallapop, bem como ao OLX, para venderem telemóveis que já não usem e que achem que não valem a pena para retoma.
Preparem os vossos dispositivos eletrónicos para o envio
Com esta novidade, a Vinted resolveu criar uma espécie de guia para ajudar os menos entendidos a vender os seus telemóveis, assegurando que seguem para o novo dono sem quaisquer vestígios de dados do dono anterior.
Dito isto, certifiquem-se de que eliminam todos os dados pessoais e desemparelham todas as contas associadas ao vosso dispositivo, para manterem as vossas informações em segurança e o dispositivo acessível a novos utilizadores. Caso o dispositivo não possa ser utilizado devido a uma conta a ele associada, a pessoa que o comprar pode pedir a respetiva devolução, para obter um reembolso.
Devem, também, repor as definições de fábrica. Já quanto ao embalamento e envio, convém referir que os dispositivos com pilhas podem tornar-se perigosos durante o transporte, pelo que é importante embalá-los cuidadosamente. Uma encomenda só pode conter, no máximo, dois dispositivos com baterias.
Importante: Se a bateria de um dispositivo estiver danificada, inchada ou com algum tipo de defeito, não pode ser enviada.
Utilizem a caixa original, se disponível. Caso contrário, embrulhem bem o dispositivo em várias camadas de plástico bolha. Utilizem uma embalagem de transporte resistente e de tamanho adequado, de preferência com laterais duplas ou triplas. Preencham os espaços vazios com espuma, cartão ou almofadas de ar para evitar movimentos. Fecha bem todos os cantos e quaisquer ranhuras da caixa com fita-cola. E, caso seja necessário, escrevam “FRÁGIL” na embalagem já impressa com um marcador grosso, para garantir que esta é manuseada cuidadosamente.
Vinted garante proteção aos compradores com serviço de Verificação de Eletrónica
Tendo em conta estas novidades, e sabendo-se que muitas pessoas não são honestas, a Vinted está também a promover o serviço de Verificação de Eletrónica, um serviço pago e opcional que permite aos compradores confirmarem o funcionamento, o estado e a autenticidade de alguns dispositivos eletrónicos que comprem.
Caso o comprador compre este serviço, o vendedor tem de efetuar uma reposição de fábrica ao dispositivo e enviá-lo utilizando a etiqueta de envio ou o código fornecido. A partir daí, o artigo será enviado para um centro de verificação na Alemanha, onde os parceiros da Vinted o irão testar e verificar, no prazo de um a dois dias úteis. Os especialistas confirmam o estado, a marca, o modelo e a autenticidade do dispositivo e testam o funcionamento do hardware. Diz a Vinted que enviará um link para o relatório de verificação completo assim que o mesmo estiver concluído.
Depois de a verificação do artigo ser bem-sucedida, o mesmo é enviado a quem fez a compra.
O serviço de Verificação de Eletrónica custa 5€. A taxa inclui o custo da verificação e o envio para o centro de verificação. Os compradores pagam o serviço, pelo que não vos será cobrado nada se o selecionarem ao finalizar a compra. Tenham em atenção que os vendedores não podem comprar o serviço para os seus próprios artigos.
Referir também que apenas alguns modelos de dispositivos são elegíveis para verificação. E é preciso ter em conta o serviço não inclui reparações, modificações ou deteção de quaisquer defeitos de fabrico de um dispositivo.
Para garantir que o artigo é encaminhado para o centro de verificação, este serviço só está disponível quando compram um artigo enviado com uma opção de envio integrada na Vinted. A encomenda pode ser seguida durante toda a entrega, incluindo quando se encontra no centro de verificação. O tempo total de entrega a quem fez a compra pode ser de 10 dias úteis, a contar a partir do momento em que quem fez a venda envie o pedido.