A rede de entregas Vinted Go promete portes mais baratos, o que interessará aos compradores da plataforma, que se queixam constantemente dos custos de envio.
Em abril deste ano, o Echo Boomer elaborou um artigo sobre a Vinted Go, rede que tem vindo a transformar a forma como os envios e recolhas de encomendas são feitos, oferecendo soluções mais económicas, práticas e com menor impacto ambiental, tanto para indivíduos como para empresas de diferentes dimensões. Desde que a Vinted Go iniciou a sua operação em 2022, com apenas dois cacifos, a rede tem crescido consideravelmente, tornando-se num sistema de pontos de recolha e envio de encomendas de confiança para milhões de pessoas da comunidade Vinted. E a verdade é que também as lojas portuguesas podem ganhar com esta plataforma.
A adesão à rede Vinted Go oferece vantagens económicas e comerciais aos parceiros. As lojas que se tornam pontos Vinted Go podem receber um pagamento fixo mensal por cacifo ou uma comissão por cada encomenda enviada ou recolhida – a Vinted, no entanto, não detalha os valores. Esta solução não só oferece uma fonte adicional de rendimento, como também atrai mais visitantes à loja, uma vez que as lojas em áreas urbanas registam, em média, mais de 50 visitas diárias, segundo a Vinted.
Existem duas formas de integrar uma loja na rede Vinted Go. A primeira é disponibilizar um cacifo de encomendas, o que implica colocar um dos equipamentos fornecidos pela plataforma dentro ou fora do estabelecimento, sem grandes alterações ou esforços adicionais. Para esta opção, é necessário um espaço de 2,1 metros e acesso a eletricidade, sendo a manutenção do cacifo inteiramente assegurada pela equipa da Vinted. A segunda opção é tornar-se uma loja de encomendas, o que significa que os lojistas serão responsáveis pelo atendimento direto aos clientes, ajudando-os com o envio e a recolha das encomendas. Nesta opção, a digitalização das encomendas é realizada com um dispositivo fornecido pela plataforma.
Mas nem tudo são rosas. Embora seja uma excelente opção para os lojistas, para quem é utilizador da plataforma nem tanto, uma vez que estes cacifos Vinted Go surgem, por enquanto, apenas nas zonas de Lisboa e Porto. E é aqui que surge o problema.
A Vinted Go, que no fundo atua como se fosse uma transportadora da própria Vinted, tem portes de envio de encomendas desde 1,49€, o que fará com que muita gente opte por utilizar este método de envio. E até aqui tudo bem. O senão é que esta rede está ainda muito limitada. Imaginemos o seguinte cenário: vivo em Lisboa e quero recolher uma encomenda num cacifo Vinted Go. No entanto, a pessoa a quem comprei o produto vive no Entroncamento e, por não ter um cacifo Vinted Go na zona, não consegue enviar o produto. Esta é uma situação que tem ocorrido em países como França, fazendo com que, e uma vez que muita gente não consegue enviar produtos através deste método de envio, surjam muitas avaliações negativas sem que o vendedor tenha efetivamente alguma culpa.
Além disso, há também relatos de que esta opção de envio é extremamente lenta, demorando, por vezes, mais um mês até chegar ao comprador.
Solução? Desativar (por enquanto) o serviço Vinted Go
Uma vez que a Vinted não fez essa alerta, fazemos nós: para evitar situações desagradáveis, o melhor é mesmo desativar este método de envio. E é muito simples: abrir as Definições da Vinted, escolher a opção Custos de envio e, onde diz Enviar como pessoa que vende, escolhem a opção A partir de um ponto de envio. Ao entrar nessa opção, irão reparar que, no fundo da lista, surge a opção Vinted Go. E bastará desativar.
Ao desativarem esta opção, a Vinted informa que não terão avaliação negativa caso um comprador escolha esta opção, visto que não terão onde deixar a encomenda.