O Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards junta património, spa, restaurante e produção própria de vinho verde numa propriedade com quase 900 anos de história.
O grupo Vila Galé inaugurou na semana passada um novo hotel em Ponte de Lima, fruto de um investimento de cerca de 20 milhões de euros, em parceria com o grupo Madre, liderado por António Parente. O Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa está instalado numa propriedade de 57 hectares que inclui o histórico Paço do Curutelo, um edifício com quase 900 anos, classificado como imóvel de interesse público desde 1977. O projeto combina a construção de raiz de um hotel moderno com a valorização do património local, integrando elementos históricos e naturais da região do Alto Minho.
Este empreendimento conta com 69 quartos, piscinas interior e exterior, um spa Satsanga, espaços dedicados a crianças, como o NEP Kids Club e parque infantil, além de um salão de eventos com capacidade para 350 pessoas. O hotel dispõe ainda de uma biblioteca, capela, espaço museológico e dois restaurantes, incluindo o Massa Fina, que proporcionam uma experiência completa. A temática da escultura está presente em toda a decoração, reforçando a ligação entre arte, história e natureza.
Um dos grandes destaques do projeto é a adega integrada, que funciona em conjunto com a vinha própria, produzindo anualmente mais de 200.000 garrafas do vinho Paço do Curutelo. Esta adega resultou de um investimento adicional de 3,4 milhões de euros pela empresa Xvinus, detida pelos dois grupos, e está aberta ao público para visitas e provas. Esta aposta insere-se numa estratégia mais ampla de enoturismo do Vila Galé, que já inclui o Vila Galé Douro Vineyards e a marca de vinhos Val Moreira.
O hotel está localizado a poucos minutos do centro histórico de Ponte de Lima, oferecendo uma combinação única entre cultura, natureza e gastronomia ligada ao vinho verde, típico da região. A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que destacou o potencial do empreendimento para dinamizar o turismo local e atrair visitantes internacionais. Contudo, as obras na torre histórica do Paço do Curutelo ainda aguardam parecer do Património Cultural para avançar, prevendo-se a recuperação e adaptação do espaço para suites e biblioteca, mantendo a essência do imóvel secular.