Uma intervenção que demorou ano e meio.
Estávamos a 31 de agosto de 2022. Nessa dia, foi assinado o auto de consignação, que marcava o início da empreitada que tinha como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco.
Já em julho do ano passado, a Infraestruturas de Portugal (IP) informava que, para dar início aos trabalhos de pavimentação e de substituição das juntas de dilatação do viaduto, tinha de condicionar o trânsito no Viaduto Duarte Pacheco. Finalmente em outubro do mesmo ano, a IP voltou a informar que seria necessário condicionar o trânsito no IP7 Eixo Norte-Sul, entre os quilómetros 10,200 e 11, para dar seguimento à obra.
A última vez que a IP falou publicamente no assunto foi em novembro de 2023, para dar um vislumbre do que tinha sido feito até então. Agora, já em março de 2024, eis que a obra ficou finalmente concluída, numa empreitada com um prazo de execução de 525 dias.
Ao longo de um ano e meio, estes foram os trabalhos desenvolvidos:
- A implementação do reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco;
- A reparação local da estrutura;
- A reabilitação geral das pilastras P2 e P3;
- A repavimentação da camada de desgaste;
- A aplicação de proteção geral por pintura das superfícies de betão e dos elementos metálicos;
Na intervenção foram utilizadas 160 toneladas de aço e mil metros cúbicos de betão, mas a única mudança visível é a pintura recente – a grande intervenção foi feita dentro do viaduto, onde foi construída uma estrutura de reforço.
Dentro dos dois pilares que sustentam o arco sob a Avenida de Ceuta foram construídas nervuras de alto a baixo, que ligam a maciços e que, por sua vez, ligação às fundações do viaduto através destas dezenas de microestacas.
As paredes foram reforçadas com estruturas de betão – diafragmas – e na zona mais frágil foram colocadas oito barras de aço cruzadas. Além disso, o tabuleiro do viaduto, até agora dividido em blocos, foi unido num único bloco de alcatrão.
Inaugurado a 28 de maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco tem 355,10 metros de desenvolvimento entre eixos dos encontros. A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes.
Foto: Infraestruturas de Portugal (IP)
