O Veo chegará num futuro próximo a diversas ferramentas da Google.
As últimas horas têm sido recheadas de novidades da Google, uma vez que iniciou a sua conferência anual, a Google I/O, e uma das maiores novidades do evento é, sem sombra de dúvida, o Veo, um novo gerador de vídeo que é alimentado por Inteligência Artificial e que promete fazer frente ao Sora, da OpenAI. Mas aqui fica a forma como a Google o apresenta:
“Veo gera vídeos 1080p de alta qualidade numa ampla variedade de estilos cinematográficos e visuais que podem durar mais de um minuto. Utilizando um conhecimento avançado de linguagem natural e semântica visual, o Veo gera vídeos que representam com precisão a visão criativa do utilizador, capturando com precisão o tom de um prompt (comando) e renderizando detalhes em prompts mais longos.
O modelo oferece um nível sem precedentes de controlo criativo e inclui termos cinematográficos como “timelapse” ou “fotos aéreas de uma paisagem”. O Veo cria sequências contínuas e consistentes, para que pessoas, animais e objetos se movam de forma realista durante as tomadas.”
Veo já está disponível nas ferramentas VideoFX da Google
Para provar que esta ferramenta não foi planeada para ocupar a posição dos artistas, a Google fez uma parceria com Donald Glover, com o seu estúdio Gilga, para mostrar as capacidades do modelo. Num vídeo promocional, vemos Donald Glover e a sua equipa utilizarem texto para criar vídeos de um conversível a chegar a uma casa europeia e de um veleiro a deslizar pelo oceano. Segundo a Google, a ferramenta pode simular a física do mundo real melhor do que os seus modelos anteriores e também melhorou a renderização de imagens em alta definição.
O Veo já está disponível na ferramenta VideoFX da Google para criadores selecionados. A empresa afirma ainda que a ferramenta também será integrada ao YouTube Shorts e alguns outros dos seus produtos.