Menos vendas nos modelos Pro, mas mais vendas no modelo regular e no modelo Plus.
Anunciados na semana passada, os equipamentos da série iPhone 16 já estão em pré-venda, enquanto que as suas entregas estão marcadas para acontecer na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro de 2024. Contudo, parece que as vendas do iPhone 16 Pro estão bem abaixo daquilo que a Apple esperava.
Assim, segundo foi avançado por Ming-Chi Kuo, o famoso analista, a procura pelo iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max tem sido “abaixo do esperado” desde que os dispositivos foram disponibilizados em vários países na última sexta-feira. Segundo os cálculos, no primeiro fim de semana de disponibilidade a empresa “apenas” teria conseguido vender 37 milhões de modelos, com uma redução de 12,7% face ao que aconteceu no ano passado nos primeiros dias de disponibilidade do iPhone 15.
Em particular, segundo Ming-Chi Kuo, o que fez a diferença foi a clara diminuição dos pedidos dos modelos iPhone 16 Pro (-27% face ao seu antecessor) e do 16 Pro Max (-16% face ao seu antecessor). O analista afirma que uma das principais razões para a procura abaixo do esperado pelos modelos Pro é representada pela escolha de trazer os dispositivos ao mercado sem a sua novidade mais importante já disponível, nomeadamente o conjunto de funcionalidades Apple Intelligence.
Apple vende menos iPhone 16 Pro
Além disso, segundo o analista, a concorrência cada vez mais forte no mercado chinês constitui um travão significativo à difusão dos novos smartphones da Apple. Porém, os dois modelos mais baratos tiveram melhor desempenho, com aumento anual de 10% para a versão básica e 48% para a versão Plus.
Resta saber se a Apple decidirá mudar de estratégia nas próximas semanas.