Conhece todos os vencedores escolhidos dos App Store Awards, para dispositivos Apple.
Numa publicação no seu site oficial, a Apple revelou os vencedores dos App Stores Awards, uma pequena celebração que reconhece as 17 melhores aplicações, ao longo de várias categorias, pela sua “ingenuidade tecnológica e impacto cultural”.
As categorias incluem aplicações e também videojogos, divididas pelas várias plataformas, e há a menção honrosa para seis outras aplicações pelo seu impacto cultural.
Para iPhone a aplicação do ano foi Tiimo, uma ferramenta que permite fazer planos de forma intuitiva e descritiva, com recurso a recursos inteligentes. Já o jogo do ano, foi Pokémon TCG Pocket, pela sua vertente descontraída, centrada no colecionismo, com a Apple a destacar também as suas artes e interface adaptada aos iPhones.
Para iPad, a aplicação do ano foi Detail, uma ferramenta de edição de vídeo com funcionalidades inteligentes, orientada para criadores de conteúdo tanto amadores como experientes. E o jogo do ano para iPad foi DREDGE, um jogo de exploração num barco, com mecânicas de pesca e de investigação de mistérios.
Em computadores Mac a inteligência artificial volta a suportar a escolha de Essayist, uma ferramenta que ajuda a formatar documentos e papeis académicos. E nos jogos é Cyberpunk 2077: Ultimate Edition, que chegou finalmente ao ecossistema Apple, com uma versão otimizada para a última geração de computadores da marca.
As experiências com o Apple Vistion Pro não ficaram de fora e a aplicação escolhida foi Explore POV, que serve de janela para os utilizadores visitarem de forma envolvente, em VR, alguns dos locais mais belos do planeta. E Porta Nubi foi o jogo de destaque, ao transformar o ambiente em redor em puzzles atmosféricos.
Noutras categorias, temos a melhor aplicação para a Apple TV, com a HBO Max a ser a preferida, e o jogo do ano no Apple Arcade, que foi o divertido e surreal jogo de cartas What the Clash?.
Nas categorias de impacto, encontram-se Art of Faina, um jogo de puzzles relaxantes baseado em ilustrações da natureza e vida selvagem; Chants of Sennaar, outro jogo que celebra o poder da língua numa aventura provocante; despelote, outra experiencia jogável e relaxante com uma história slice-of-life sobre um fã de futebol; Focus Friend, uma aplicação de puzzles que incentiva à concentração e à fuga das distrações digitais; Be my Eyes, uma aplicação de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e outras dificuldades; e, por fim, StoryGraph, uma aplicação social e inclusiva dedicada a comunidades de livros.
Todas estas aplicações foram escolhidas a dedo pelos editores da App Store, a partir de uma lista de 45 finalistas. Para Tim Cook, CEO da Apple, este é mais um momento para refletir e apresentar o melhor que há na App Store e divulgar a “criatividade” e a “excelência” de “programadores que tornam as suas melhores ideias em experiências inovadoras que enriquecem as vidas das pessoas.”
