Quem foi pelo Echo Boomer (ou outro meio) à antestreia de Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw, decerto pode ter estranhado o porquê de esta ter acontecido num Cinema UCI. Pois bem, agora sabe-se o porquê: o spin-off da saga Velocidade Furiosa não vai ser exibido dos Cinemas NOS.
Tudo se deve a restrições comerciais. Na sua página de Facebook, e perante as questões dos interessados em ver o filme no grande ecrã, a NOS Cinemas resolveu publicar uma resposta oficial:
“Infelizmente, o filme ‘Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw’ não vai ser exibido nas salas de cinema da NOS, pois o estúdio do filme (a Universal) impôs condições comerciais que a NOS não pôde aceitar. Por não terem chegado a acordo, o filme não será exibido nas salas dos Cinemas NOS. Obrigado.”
Estas restrições comerciais devem ter sido bem graves, até porque, em Portugal, o filme é distribuído pelo NOS Lusomundo Audiovisuais. É uma decisão bem inesperada, para mais quando falamos no maior exibidor nacional, que, curiosamente, é também distribuidor da Universal Pictures. Infelizmente, a explicação oficial acaba por ser algo vaga.
E sim, esta decisão faz com que não chegue sequer a estrear uma versão IMAX nos cinemas portugueses.
Portanto, se quiserem apanhar Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw nos cinemas, terão de se deslocar a um Cinema City, Castello Lopes, UCI ou Cineplace.
Teremos a crítica ao filme muito em breve.