A construção de uma passagem superior pedonal entre o Estádio do Dragão e o antigo matadouro vai obrigar a cortes na VCI.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a circulação na Via de Cintura Interna (VCI) será interrompida na madrugada de 27 de fevereiro, entre as 00h e as 06h. A interdição afetará os dois sentidos da via, entre os nós de S. Roque/Campanhã e Mercado Abastecedor/Estádio.
A medida terá uma duração estimada de um mês e surge no âmbito dos trabalhos para a construção de uma passagem superior pedonal, que vai ligar o antigo matadouro do Porto ao Estádio do Dragão. A IP esclarece que este corte de trânsito visa garantir a segurança durante a montagem da estrutura da nova passagem.
O projeto de reconversão do antigo Matadouro Industrial de Campanhã deverá estar finalizado até o final de 2025. O espaço será denominado M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano) e contará com diversas instalações, como galerias de arte, museus, escritórios e restaurantes, e estará preparado para receber mais de 2300 pessoas. A conclusão da obra permitirá a abertura de espaços culturais e comerciais, além de áreas de trabalho partilhado e salas para conferências.
A demolição do muro que rodeia o matadouro também vai permitir a integração do complexo com a zona oriental da cidade, incluindo a criação de uma praça pública, onde também ficará alojado a esquadra da PSP. A abertura está prevista para o início de 2026.