Apesar da mudança, não são esperadas alterações visuais ou de jogabilidade.
A Riot Games anunciou irá migrar o seu popular shooter tático, VALORANT, para o motor de jogo Unreal Engine 5 da Epic Games, que é atualmente usado em Fortnite e que começa a surgir noutras produções, como foi o caso do recente Black Myth: Wukong ou de Senua’s Sacrifice: Hellblade 2.
Até aqui, VALORANT já tirava partido do Unreal Engine 4, na versão 4.27, e com esta atualização não são esperadas grandes alterações para os jogadores, algo a ter em conta especialmente quando as expectativas dos jogadores, no que toca ao uso do Unreal Engine 5, estão frequentemente associadas a jogos com um grau de realismo visual e com direções artísticas mais fotorealistas e cinemáticas.
“Esta atualização não vai mudar significativamente a aparência ou o desempenho de VALORANT, pelo menos não de forma imediata. Mas eis o que posso dizer: Há muitos programadores na Riot que estão incrivelmente gratos pelo que o Unreal nos permitiu fazer pelos jogadores, e há muitos programadores na Riot que estão muito entusiasmados com o que o UE5 nos permitirá fazer no futuro”, explica a vice-presidente sénior da VALORANT Studios, Anna Donlon, a garantir que esta conversão não afetará nem a jogabilidade nem os visuais do jogo, pelo menos de forma imediata, mas que o futuro é entusiasmante.
Já quanto à atualização para o Unreal Engine 5, Donlon também comenta como sendo uma “necessidade“: “Extraímos literalmente tudo o que podíamos do Unreal 4, por isso agora estamos a fazer a mudança para o UE5. Não é uma tarefa fácil quando o teu jogo é um serviço ao vivo, mas é, sem dúvida, necessária.”
Esta atualização afetará tanto a versão PC como a recém-lançada nas consolas PlayStation 5 e Xbox Series X|S, onde VALORANT se encontra disponível para jogar de forma gratuita.