O TikTok irá publicar em breve o primeiro relatório de transparência, que incluirá a discriminação do número de utilizadores ativos mensais em cada país membro da União Europeia.
Em apenas alguns anos, o TikTok tornou-se um destino de criatividade, cultura e entretenimento para os 134 milhões de pessoas em toda a Europa que visitam a plataforma todos os meses.
Este crescimento traz responsabilidades significativas, nomeadamente a conformidade com a Lei dos Serviços Digitais (DSA), a nova legislação europeia concebida para reforçar ainda mais a segurança das pessoas em plataformas como o TikTok.
Um dos principais objetivos da DSA é dar aos utilizadores de serviços digitais uma visão ainda mais aprofundada do trabalho que tem sido feito todos os dias para os manter seguros e fornecer-lhes ferramentas adicionais – e, em última análise, uma maior escolha – sobre a sua própria experiência da plataforma.
Assim sendo, eis as novidades que vão ser implementadas muito em breve no TikTok:
- Denúncia de conteúdos ilegais: Esta opção de denúncia adicional permite que as pessoas denunciem conteúdos (incluindo publicidade) que considerem ilegais no Espaço Económico Europeu. Qualquer conteúdo denunciado será analisado com base nas Community Guidelines e removido globalmente se for considerado uma violação das políticas do TikTok. Caso contrário, a nova equipa de moderadores e especialistas jurídicos avaliará se o conteúdo viola a legislação local e o acesso a esse conteúdo será restringido nesse país. Tanto a pessoa que publicou o conteúdo, como a pessoa que o denunciou, serão informadas da decisão e da fundamentação da mesma, com a oportunidade de recorrer caso não estejam de acordo;
- Feed popular: Os utilizadores na Europa podem agora desativar a personalização para que os feeds Para si e Em direto recomendem vídeos relevantes a nível local e “populares” a nível mundial, em vez de conteúdos baseados nos seus interesses pessoais. Do mesmo modo, ao utilizarem a pesquisa não personalizada, os utilizadores poderão ver resultados compostos por conteúdos populares da sua região e no seu idioma preferido. Os feeds “Seguir” e “Amigos” dos utilizadores mostrarão os criadores que seguem apenas por ordem cronológica. Esta funcionalidade vem juntar-se às opções de personalização existentes, como “Atualizar”, que fornece um novo conjunto de vídeos populares como se o utilizador tivesse acabado de se inscrever no TikTok e “Porquê este vídeo”, que dá ao utilizador a opção de verificar por que razão está a ver um determinado vídeo no seu feed;
- Biblioteca de Conteúdos Comerciais: Esta base de dados pesquisável oferece informações sobre anúncios pagos no TikTok e “metadados” do anúncio – tais como o criativo publicitário, as datas em que o anúncio foi veiculado e os principais parâmetros utilizados para a segmentação;
- Classificação de conteúdos comerciais: Para clarificar a comunidade global do TikTok sobre os conteúdos de natureza comercial, a plataforma oferece agora uma gama mais alargada de etiquetas que os indivíduos e as empresas podem utilizar para classificar os seus conteúdos. As opções de etiqueta incluem: “anúncio/patrocinado” (conteúdo pago por anunciantes); “parceria paga” (uma parceria comercial entre um indivíduo e uma marca); ou “conteúdo promocional” (conteúdo orgânico de um indivíduo/empresa que é utilizado para promover a sua própria marca, produto ou serviço);
- Limitação de anúncios personalizados para menores de 18 anos: A partir de julho, os utilizadores na Europa com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos deixaram de ver publicidade personalizada com base nas suas atividades dentro ou fora do TikTok.
De acordo com as diretrizes da DSA, o TikTok irá publicar em breve o primeiro relatório de transparência, que incluirá a discriminação do número de utilizadores ativos mensais em cada país membro da União Europeia e mais informações sobre as nossas atividades de moderação de conteúdos.