O USB-C é obrigatório a partir de hoje em dispositivos eletrónicos de consumo

- Publicidade -

A diretriz aprovada em 2022 entrou hoje em vigor em todos os países da Comunidade Europeia.

O dia de hoje, 28 de dezembro de 2024, marca oficialmente o fim da confusão dos cabos, pelo menos no que diz respeito à utilização das portas de carregamento e transferência de dados. A entrada universal USB-C, que permite a carga de dispositivos, a transferência de dados e até a transmissão de vídeo, é agora obrigatória para uma série de produtos, como smartphones, tablets, câmaras digitais, auscultadores, consolas portáteis de videojogos, teclados, e-readers, dispositivos de navegação, headsets e altifalantes portáteis.

Esta mudança surge como parte da implementação da diretiva da União Europeia, que foi acordada em 2022 e que é agora incorporada na legislação nacional. Espera-se que a adoção generalizada do USB-C leve a uma significativa redução no número de carregadores em circulação, o que representa uma vantagem tanto para os consumidores, como para o meio ambiente, ajudando a diminuir a quantidade de resíduos eletrónicos.

Entre as grandes mudanças, destaca-se a transição gradual da Apple, que foi uma das últimas grandes marcas a abandonar a sua porta Lightning. O lançamento do Magic Keyboard com USB-C, no final de outubro, e a remoção dos modelos de iPhone sem a porta USB-C da sua loja online, são exemplos dessa adaptação.

USB-C para carregamento é obrigatório a partir de hoje

Adicionalmente, a partir de 2026, os computadores portáteis também terão de adotar essa porta para carregamento, com uma potência máxima de 240 watts. Esta mudança visa garantir que o USB-C seja adequado para todos os tipos de portáteis, completando assim a uniformização da tecnologia em diversos dispositivos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados