São quatro serviços de urgências de obstetrícia/ginecologia e um de pediatria que estão fechados este fim de semana.
Este fim de semana, quatro serviços de urgências de Obstetrícia e Ginecologia, bem como um serviço pediátrico, estarão encerrados em várias regiões de Portugal, conforme anunciado no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com as Escalas de Urgência do SNS, os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Distrital de Santarém, do Hospital Santo André, em Leiria, e do Hospital de Vila Franca de Xira estarão fechados neste sábado. No entanto, para os três primeiros hospitais, a suspensão do serviço será também válida para o domingo, enquanto o Hospital de Vila Franca de Xira terá os serviços reabertos no dia seguinte.
Para além disso, o serviço de urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estará fechado durante todo o fim de semana. O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) estará a funcionar de forma limitada, com o atendimento a ser exclusivo para urgências internas e casos referenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre as 00h e as 08h e entre as 20h e as 24h.
No total, 146 serviços de urgência estarão em funcionamento em Portugal continental durante este fim de semana, incluindo 14 serviços de Ginecologia e Obstetrícia no sábado e 15 no domingo. Estes últimos fazem parte de um projeto-piloto que obriga as utentes a contactar a Linha SNS 24 antes de se deslocarem aos hospitais, com o objetivo de organizar melhor o fluxo de atendimentos.