Os emojis que foram anunciados com o padrão Unicode 17.0 chegarão aos dispositivos nas próximas semanas.
A Unicode Consortium anunciou a versão 17.0 do padrão Unicode, que introduz 164 novos emojis à biblioteca global disponível em smartphones e outros dispositivos digitais. A lista não é tão extensa como em anos anteriores, mas aposta na diversidade de expressões e contextos, com novas opções visuais que vão desde símbolos culturais até representações do quotidiano.
Entre as novidades encontram-se um rosto distorcido, pensado para transmitir emoções de forma mais precisa, uma nuvem de batalha em estilo de banda desenhada, uma orca e até uma criatura mítica nua. A coleção inclui ainda um trombone, um baú do tesouro, um deslizamento de terras e uma maçã mordida com o caroço à vista. Do lado da dança, destaca-se a introdução de uma bailarina de género neutro, com possibilidade de diferentes tons de pele, ampliando o leque de representações inclusivas. A par destas adições, dois emojis já existentes foram expandidos os emojis de Pessoas com Orelhas de Coelho e de Pessoas a Lutar, que passam agora a contar com variantes de tom de pele.
Os novos emojis foram aprovados no final de 2024 em versão preliminar e chegam agora à sua forma final, sem alterações em relação às propostas iniciais. A disponibilização nos dispositivos, no entanto, será gradual. Tal como em lançamentos anteriores, dependerá das atualizações de software de cada fabricante, o que significa que Apple, Google, Samsung e Microsoft terão liberdade para desenvolver as suas próprias interpretações gráficas de cada emoji.
Embora muitas vezes vistos como elementos lúdicos, os emojis continuam a desempenhar um papel importante na comunicação digital, tornando-se indicadores culturais que refletem tanto tendências sociais como preocupações de inclusão.