União Europeia torna obrigatória a reciclagem de baterias elétricas

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A Comissão Europeia espera que a reciclagem de baterias se torne num hábito semelhante ao de reciclar vidro ou plástico.

No passado dia 18 de agosto entrou em vigor um novo regulamento europeu que torna obrigatória a reciclagem de baterias elétricas em toda a União Europeia. A medida abrange não apenas os acumuladores de carros elétricos, mas também os utilizados em bicicletas, trotinetes, scooters partilhadas e, até, em equipamentos eletrónicos portáteis.

Bruxelas tem dois objetivos com esta medida: não só reduzir a dependência das importações de matérias-primas críticas, mas também consolidar uma soberania industrial e energética. Trata-se de uma decisão com alcance económico, ambiental e geopolítico. “A reciclagem obrigatória de baterias é também uma escolha de soberania energética para a Europa”, declarou um responsável da Comissão Europeia.

Atualmente, a União Europeia depende muito de países como China, República Democrática do Congo e Chile para garantir o fornecimento de lítio, cobalto e níquel, metais essenciais para a produção de baterias. Com a criação de um circuito circular de recolha e tratamento, Bruxelas espera reduzir a vulnerabilidade da cadeia de abastecimento e limitar o impacto ambiental da extração mineira.

Para além disso, a regulamentação abre espaço para a criação de novos mercados industriais, desde empresas de reciclagem até fabricantes de automóveis que terão de assumir responsabilidades no fim de vida dos seus produtos. A reutilização de baterias parcialmente funcionais está igualmente em cima da mesa, nomeadamente para aplicações de menor exigência energética. Por exemplo, países como França, Alemanha e Bélgica já anunciaram a construção de unidades industriais de reciclagem, capazes de processar milhares de toneladas de baterias por ano.

A nova lei implica ainda algumas mudanças práticas para os consumidores. Deixar uma bateria fora do circuito oficial de recolha deixará de ser permitido e serão criados sistemas de recolha dedicados, com obrigação das distribuidoras em aceitar gratuitamente as baterias usadas. A rastreabilidade também será reforçada para garantir que cada unidade segue para o tratamento autorizado.

A Comissão espera que, com o tempo, o gesto de entregar uma bateria usada se torne tão comum como o de reciclar vidro ou plástico.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
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