Ubisoft encerra estúdio de Halifax semanas após os seus trabalhadores votarem numa sindicalização

- Publicidade -

A Ubisoft anunciou o encerramento do estúdio de Halifax, no Canadá, semanas depois de os trabalhadores aprovarem a sindicalização, numa decisão que afeta 71 postos de trabalho.

A Ubisoft anunciou o encerramento do estúdio de Halifax, no Canadá, passadas algumas semanas de a maioria dos seus trabalhadores ter votado a favor de uma sindicalização. Este encerramento irá agora afetar 71 postos de trabalho, mas levanta questões sobre o seu enquadramento legal.

O estúdio canadiano, focado em desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, encontrava-se ativo há mais de uma década e contava com cerca de 60 trabalhadores entre produtores, programadores, designers, artistas, investigadores e testers. A 18 de dezembro de 2025, 74% dos funcionários aprovaram a criação de um sindicato, que passou a integrar o CWA Canada Local 30111.

Em comunicado enviado a jornalistas, a já Ubisoft justificou o encerramento com um processo de reestruturação em curso há cerca de 24 meses, destinado a simplificar operações, reduzir custos e aumentar a eficiência. A empresa afirmou que irá disponibilizar indemnizações e apoio à transição profissional aos trabalhadores afetados, mas recusou-se a esclarecer quando a decisão de fechar o estúdio foi tomada e comunicada internamente.

O CWA Canada reagiu ao afirmar que o momento da decisão “levanta muitas questões” e sublinhou que, no Canadá, é ilegal encerrar um negócio como retaliação direta à sindicalização dos trabalhadores. A organização anunciou que irá exigir informação detalhada à Ubisoft e recorrer a todos os meios legais disponíveis para garantir que os direitos dos trabalhadores são respeitados.

Carmel Smyth, presidente do CWA Canada, classifica a situação como devastadora, enquanto representantes dos trabalhadores defenderam que a empresa deve provar que o encerramento não está relacionado com o processo de sindicalização recentemente concluído. O sindicato não acusa formalmente a Ubisoft de práticas ilegais, mas considera essencial apurar as circunstâncias da decisão.

Nos últimos meses, a Ubisoft tem vindo a encerrar e a reduzir estúdios um pouco por todo o mundo. Em janeiro de 2025 fechou a unidade de Leamington, no Reino Unido, e realizou cortes em Düsseldorf, Estocolmo e Newcastle. Em dezembro de 2024, cancelou o projeto XDefiant e encerrou estúdios em São Francisco e Osaka, num contexto de reestruturação que culminou na entrada da Tencent e na criação da subsidiária Vantage Studios, onde passaram a estar concentradas as principais franquias da empresa.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados