Os novos cortes da Ubisoft seguem-se ao fim do programa de saídas voluntárias e resultam de uma revisão do plano de projetos futuros.
A Ubisoft voltou a avançar com despedimentos nos seus estúdios suecos, confirmando a eliminação de 55 postos de trabalho na Massive Entertainment e na Ubisoft Stockholm. A decisão surge após ter convidado os trabalhadores destes estúdios a saírem voluntariamente em 2025, que, apesar de alguma adesão, não evitou uma nova redução de pessoal.
A Ubisoft refere que os cortes resultam de uma “análise de planos futuros”, processo interno que levou à identificação de “passos adicionais” considerados necessários para ajustar as equipas à atual estrutura de produção. Estes novos despedimentos agora confirmados representam assim uma transição de medidas voluntárias para infelizes cortes efetivos.
Apesar da redução de trabalhadores, a Ubisoft garante que a Massive Entertainment, sediada em Malmö, continuará responsável pelo desenvolvimento da série The Division, incluindo The Division 3, atualmente em produção, bem como pelas expansões dos títulos já lançados. O estúdio manterá também o desenvolvimento do motor Snowdrop, tecnologia utilizada em vários jogos da editora, como Star Wars Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora e o novo Splinter Cell, em desenvolvimento na Ubisoft Toronto.
Este é o segundo conjunto de despedimentos confirmado pela Ubisoft já este ano. No início de janeiro, a empresa encerrou o estúdio dedicado a experiências móveis Ubisoft Halifax, no Canadá, resultando na perda de 71 empregos. A equipa estava responsável por Assassin’s Creed Rebellion e tinha formado, em dezembro, o único sindicato de trabalhadores existente dentro da estrutura global da Ubisoft.
