O novo EP Days of Ash serve de antecipação ao novo álbum de estúdio dos U2, previsto algures para este ano.
A banda irlandesa U2 lançou, na passada quarta-feira, dia 18 de fevereiro, um novo EP intitulado Days of Ash. O projeto, composto por seis faixas, surge como um lançamento independente que antecede a chegada de um novo álbum de estúdio, previsto para o final de 2026. Apresentado sob o mote de serem “seis postais do presente” com o desejo de “não estarmos aqui”, o registo funciona como uma resposta direta aos recentes acontecimentos mundiais, inspirado naqueles que se encontram nas linhas da frente em defesa da liberdade.
A compilação inclui cinco canções inéditas e um poema. O alinhamento é composto pelos temas “American Obituary”, “The Tears Of Things”, “Song Of The Future”, “Wildpeace”, “One Life At A Time” e “Yours Eternally”, contando este último com a participação especial de Ed Sheeran e Taras Topolia. A narrativa musical e lírica do EP é focada em histórias individuais concretas. Quatro das cinco faixas documentam vidas tragicamente interrompidas – as de uma mãe, de um pai e de uma adolescente – e retratam ainda a realidade de um soldado dividido entre a sua inclinação para a música e a prontidão para dar a vida pela independência do seu país.
Sobre o processo criativo, o vocalista Bono revelou que as sessões de estúdio no decorrer do último ano voltaram a reunir o quarteto, gerando material que exigia uma edição urgente. O músico sublinha que as canções que integram Days of Ash diferem substancialmente, tanto no tom como na temática, do repertório que será incluído no próximo disco da banda. Trata-se de obras caracterizadas por sentimentos de desafio e desalento, cuja urgência impossibilitou que aguardassem pelo lançamento do álbum principal.
Já o baterista Larry Mullen Jr. considera que os novos temas se equiparam aos melhores trabalhos já gravados pela banda, salientando que o atual panorama internacional ditou que este seria o momento exato para a sua divulgação.
Para acompanhar o lançamento de Days of Ash, a banda disponibilizou também uma edição comemorativa do 40.º aniversário da revista oficial dos U2, a Propaganda. A publicação assume agora o formato de uma revista digital de 52 páginas, contendo declarações aprofundadas de Bono, Larry Mullen Jr., The Edge e Adam Clayton sobre este regresso às edições.
